O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano apelou esta quarta-feira ao Ocidente para sancionar os “propagandistas da televisão russa” na véspera das cimeiras da NATO e da União Europeia sobre a invasão russa da Ucrânia.

“Os propagandistas da televisão russa são piores do que os pilotos russos. Os pilotos pelo menos correm o risco de serem abatidos. Sancionar cada um deles. Bloqueiem a propaganda russa tóxica e aqueles que a apoiam”, pediu Dmytro Kouleba na rede social Twitter.

“As cabeças faladoras dormem em segurança, depois vão para o ar e apelam a ataques nucleares ou à invasão de membros da NATO”, criticou.

Desde a invasão da Ucrânia, os países ocidentais impuseram sanções a muitos funcionários russos, incluindo a chefe do canal de televisão estatal russo RT difundido em língua estrangeira, Margarita Simonian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A União Europeia proibiu também a difusão dos meios de comunicação social pró-Kremlin Sputnik e RT em inglês, alemão, francês e espanhol na televisão e nas redes sociais.

Uma cimeira extraordinária da NATO foi convocada para quinta-feira, no mesmo dia em que uma cimeira do G7 e uma outra da União Europeia se realizam em Bruxelas.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que vai participar nos três eventos, já anunciou que o Ocidente vai adotar “novas sanções contra a Rússia e reforçará” as já existentes.