O comandante russo Yuri Medvechek, que comandava a 37.ª Brigada de Fuzileiros Motorizados, terá sido deliberadamente atropelado por um tanque, esta sexta-feira, pelas suas próprias tropas na Ucrânia, avança a Sky News que cita fonte ocidental.

A brigada terá decidido atropelar o comandante como consequência das “múltiplas perdas” que estava a sofrer na Ucrânia. “Isso dá-nos uma ideia dos desafios morais que as forças russas estão a enfrentar”, acrescenta fonte do Ocidente ao órgão britânico.

Inicialmente, a identidade do comandante era desconhecida, mas um político estónio divulgou que se terá tratado de Yuri Medvechek, sendo que a Rússia ainda não confirmou oficialmente a sua morte.

Segundo Evening Standard, alguns setores das tropas russas estão a perder a motivação no decorrer da invasão à Ucrânia. “Quando se pensa sobre as operações [militares], é importante não só contar as armas e os tanques”, como também se “deve pensar nos elementos morais e conceptuais da luta”, indicou fonte próxima do Ocidente ao jornal britânico.

Esta sexta-feira, segundo o conselheiro do Presidente ucraniano, Oleksiy Arestovych, outro general russo também morreu na Ucrânia. Yakov Ryezantsev morreu em Chornobaivka, em Kherson, um local onde ocorrem intensos combates.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR