Não aparece em público há 14 dias, apesar de na quinta-feira ter alegadamente surgido numa reunião de ministros com o Presidente russo. O paradeiro do ministro da Defesa russo continua a ser um mistério, mas agora surge uma informação que poderá explicar o seu desaparecimento. O antigo ministro-adjunto do Interior ucraniano Anton Gerashchenko, que é atualmente conselheiro do ministério, revelou mais detalhes.
Num comunicado publicado esta sexta-feira nas redes sociais, o político ucraniano informou que Sergei Shoigu terá sofrido um ataque cardíaco. “É por isso que ele não aparece em público desde meados de março”, justificou Anton Gerashchenko, que indicou que o ministro se sentiu mal “após duras acusações de Vladimir Putin” pelo “fracasso total da invasão da Ucrânia”.
De acordo com o conselheiro do ministério do Interno ucraniano, Sergei Shoigu está agora internado a recuperar das sequelas do ataque cardíaco, mas, à entrada do hospital, terá adotado um nome falso: N. N. Burdenko.
Em público, Sergei Shoigu foi pela última vez visto a 11 de março. Na quinta-feira, no entanto, terá aparecido numa reunião com Vladimir Putin, mas ainda não é claro se se tratava mesmo do ministro da Defesa.
Neste episódio, que ocorre durante um noticiário na televisão estatal, vê-se o Presidente russo a falar por videoconferência com os seus ministros. No canto superior esquerdo do ecrã, está Sergei Shoigu — mas antes de aparecer há uma estranha interferência, o que fez levantar suspeitas sobre se não seria um vídeo antigo — versão que é agora corroborada pela versão do político ucraniano.
A última vez que o ministro da Defesa foi visto com o Presidente russo foi a 27 de fevereiro — três dias depois do início da invasão da Rússia à Ucrânia e no dia em que o arsenal nuclear russo foi colocado em alerta máximo.
Onde está Sergei Shoigu? Ministro da Defesa russo e aliado de Putin não é visto há 12 dias