786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Talibãs: mulheres não podem andar sozinhas de avião, homens devem ter barba longa e parques públicos foram segregados por género

Este artigo tem mais de 2 anos

Novas medidas do governo talibã ditam que mulheres só podem viajar com um homem da família, parques têm dias para visitas de homens e mulheres, e funcionários do governo devem ter barba longa.

epaselect epa09535721 Afghan women shout slogans during a protest to demand that the Taliban government allow the reopening of girls schools and to provide ample employment opportunities, in Kabul, Afghanistan, 21 October 2021. The Taliban promised on 18 October 2021, that they would soon allow all girls to return to school, after not allowing them to access to education in secondary schools following their reopening a month ago. The ban on reopening schools for girls and young people has caused uncertainty among the Afghan people, with criticism from women's rights activists who fear returning to the dark era under the former Taliban regime between 1996 and 2001.  EPA/STRINGER
i

Na semana passada foi proibido às raparigas afegãs frequentarem a escola depois do sexto ano

STRINGER/EPA

Na semana passada foi proibido às raparigas afegãs frequentarem a escola depois do sexto ano

STRINGER/EPA

No mesmo mês em que as raparigas afegãs foram proibidas de frequentarem a escola depois do sexto ano, o governo talibã implementou uma série de novas leis discriminatórias que parecem aproximar cada vez mais o Afeganistão do estado ‘medieval’ que imperou durante a década de 1990.

Na segunda-feira, os funcionários do governo que não estavam a usar turbante ou barba foram enviados para casa por membros do ministério talibã da Promoção de Vícios e Virtudes, segundo confirmou o porta-voz do ministério, Afik Muhajer à CBS News. Isto depois de ter sido enviada uma carta, um mês antes, a alertar os funcionários para o uso de barba no caso dos homens e de véu ou hijab, no caso das mulheres.

Os homens da Promoção de Vícios e Virtudes pararam-nos durante algumas horas e avisaram-nos de que devíamos regressar com uma barba longa da próxima vez, ou arriscávamos perder o nosso emprego”, afirmou ao mesmo canal de notícias Muhammad Sheer, um funcionário do governo em Cabul.

Também neste domingo o regime talibã anunciou que os parques públicos estariam abertos três dias por semana exclusivamente para mulheres, e os restantes quatro dias seriam apenas para os homens, segregando assim os dois géneros de frequentar o parque ao mesmo tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

epa09460811 Afghan students listen to women speakers prior to their pro-Taliban rally outside the Shaheed Rabbani Education University in Kabul, Afghanistan, 11 September 2021. The United States envoy for peace in Afghanistan, Zalmay Khalilzad, on 11 September, thanked the Taliban and the Government of Qatar for their cooperation in the evacuation of some 250 foreigners from Afghanistan. The Taliban took control of Kabul on Aug.15, marking the conclusion of the takeover of the country by the Islamist group.  EPA/STRINGER

Estudantes universitárias em Cabul, setembro de 2021

STRINGER/EPA

As mulheres, contudo são quem tem sofrido mais com as novas regras adotadas pelo regime talibã. Segundo contaram à CBS News funcionários de uma agência de viagens e de uma companhia de aviação, foi esta semana transmitido às empresas do setor que mulheres sem um acompanhante masculino membro da família não poderiam viajar. Akif Muhajer, contudo, negou que tal medida tivesse sido aplicada.

Uma mulher que tinha agendado uma viagem num voo doméstico foi impedida de embarcar e perdeu o seu voo. Ela veio pedir um reembolso, e estava a chorar e a dizer que não tinha nenhum membro masculino na família”, explicou ao canal norte-americano o funcionário da agência de viagens.

No início desta semana, foram proibidos no país alguns programas do canal britânico BBC assim como do canal alemão Deutsche Welle. “O aumento de restrições à liberdade de imprensa e liberdade de expressão no Afeganistão são preocupantes“, afirmou o diretor da DW Peter Limbourg.

O facto de os talibãs agora criminalizarem a distribuição de programas da DW por parceiros nossos dos media está a impedir progressos positivos no Afeganistão. A imprensa independente é essencial para isto e vamos fazer tudo ao nosso alcance para continuar a providenciar ao povo afegão informação independente através da internet e das redes sociais”, concluiu Peter Limbourg.

Nem todos os elementos dos talibã, contudo, concordam com a adoção deste tipo de medidas. Uma fação mais velha apoia este tipo de leis baseadas de forma rígida na Sharia — a lei islâmica –, explicou à ABC News Torek Farhadi, um conselheiro de antigos governos talibã. Um grupo composto por membros mais novos do regime, no entanto, defende que as medidas adotadas devem ter em conta alguns princípios básicos universais, como o acesso à educação.

Os mais novos de entre os talibãs estão a resistir a estas leis, ou, pelo menos, a ignorá-las silenciosamente”, afirmou Farhadi. “O movimento talibã precisa de reformas. Está a ser feito de forma lenta e é frustrante para toda a gente envolvida, mas não devemos desistir”, concluiu.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora