817kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Talibãs

Talibãs

Ataque no Paquistão foi planeado no Afeganistão 

O ataque que matou os engenheiros chineses, em Dasu, foi uma tentativa de prejudicar a relação entre o Paquistão e a China, afirmou o porta-voz do exército, sobretudo após novos projetos económicos.
Nações Unidas

ONU. Rússia pede fim do isolamento dos talibãs

Representante russa defende que "é preciso deixar de politizar a ajuda humanitária", criticando os "interesses mesquinhos" do ocidente, dos quais a ONU "não retira o mínimo benefício".
Talibãs

Regime talibã executa publicamente dois homens

Familiares das vítimas dispararam 15 balas contra dois homens, depois do Supremo Tribunal ordenar as execuções em retribuição por crimes de homicídio.
Talibãs

Talibãs impõem restrições a mulheres solteiras

Funcionários do Ministério dos Vícios e das Virtudes aconselharam uma mulher a casar-se se quisesse manter o emprego num centro de saúde, afirmando ser inapropriado uma mulher solteira trabalhar.
Talibãs

18 funcionários de ONG suíça presos no Afeganistão

Raptados do seu escritório em Ghor”, no centro do Afeganistão, e “levados para Cabul”, os funcionários da International Assistance Mission foram acusados de serem missionários cristãos.
Afeganistão

Talibãs proíbem mulheres a parque nacional

Um dos parques mais populares do Afeganistão está interdito às mulheres. Governo justifica medida por desrespeito ao uso correto do véu islâmico. Restrições às mulheres continuam a aumentar no país.
Afeganistão

Talibãs prendem jornalistas em seis províncias

"Nos últimos 10 dias, as autoridades de facto detiveram trabalhadores da comunicação social em seis províncias do Afeganistão", disse a UNAMA, sem especificar o número exato de detenções.
Afeganistão

Talibãs oficializam proibição de partidos

"Todas as atividades dos partidos políticos são proibidas no país porque não têm base na lei islâmica, não trazem nenhum benefício e o país não as quer", disse o ministro da Justiça talibã, Sharie.
Direitos das Mulheres

"Vendaval de restrições draconianas", acusa AI

Os talibãs reconquistaram Cabul em 15 de agosto de 2021. Amnistia Internacional diz que "esperança de progresso e de emancipação" das mulheres afegãs se dissiparam.
Afeganistão

Talibãs dispersam protestos contra fecho de salões

Medida do Governo talibã em proibir salões de beleza provocou uma manifestação em Cabul. As Nações Unidas afirmam que os afegãos têm o direito de se expressar "sem enfrentar a violência".
Afeganistão

Salões de beleza para mulheres vão ser proibidos

Governo talibã decretou que a partir do dia 23 de julho todos os salões de beleza para mulheres que existem no Afeganistão terão de ser extintos ou tornam-se ilegais.
Afeganistão

Mais de mil civis mortos em ataques pelos talibãs

São já contabilizados 3.774 mortos, incluindo 1.095 em atos de violência no país, após a tomada de posse dos talibãs em 2021. Três quartos dos ataques registados foram perpetrados com explosivos.
Afeganistão

Talibãs dizem que situação das mulheres melhorou

A mensagem contrasta fortemente com as opiniões de organizações não-governamentais (ONG) e de governos, mesmo simpatizantes do movimento fundamentalista.
Resposta Pronta

Ucrânia."Comunidade Internacional pode fazer mais"

Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional de Portugal, pede que o cenário violento dos Talibãs no Afeganistão não caia no esquecimento. Na Ucrânia admite que é preciso mais apoios.
Direitos das Mulheres

A proibição às afegãs de trabalhar para a ONU

Desde o seu retorno ao poder, as autoridades talibãs impuseram uma interpretação particularmente rigorosa da lei islâmica, descrita como um “apartheid de género” pelo Relator Especial da ONU.
Noticiário

10h. Zelensky: "Rússia vai ser vencida como nazis"

Zelensky afirmou também que a Ucrânia pretende regressar à “honestidade histórica sem misturas ideológicas”. Ainda, Nações Unidas pedem ao Governo afegão para pôr fim às execuções públicas.
Nações Unidas

ONU pede fim das execuções públicas no Afeganistão

As Nações Unidas pedem ao governo do Afeganistão para pôr fim às execuções e à realização de apedrejamentos e açoitamentos em público, que acontecem desde a subida dos talibãs ao poder.
Nações Unidas

Afeganistão. ONU aguarda diretrizes para mulheres

Nações Unidas pediram aos talibãs mais isenções à proibição do emprego de mulheres afegãs pelas ONG. Autoridades terão prometido novas diretrizes para breve.
Afeganistão

Santos Silva lamenta morte de deputada afegã

Augusto Santos Silva lembra a "defensora dos direitos humanos das mulheres e da pacificação". Mursal Nabizada tinha decidido ficar na capital do Afeganistão após a tomada de poder dos talibãs.
Afeganistão

ONU pede aos talibãs para reverterem restrições

"Este recente decreto das autoridades terá consequências terríveis para as mulheres e para todo o povo afegão", disse Turk, reforçando que metade da população se encontra excluída da vida pública.
Afeganistão

ONU pede que mulheres possam trabalhar em ONGs

"Milhões de afegãos precisam de ajuda humanitária e a remoção das barreiras é crucial", sublinhou amiz Alakbarov, que coordena a assistência humanitária no Afeganistão.
Talibãs

Talibãs. Ações podem ser crime contra humanidade

G7 apelaram ao regime talibã para inverter a sua decisão de proibir as mulheres de estudarem na universidade e do ensino secundário e advertem para as consequências difíceis com outros países.
Afeganistão

Talibãs afastam mulheres do sistema de ensino

Com a proibição do acesso das raparigas ao ensino básico foi efetivado o afastamento das mulheres de todos os níveis de ensino no Afeganistão. Professoras vão ter de deixar de dar aulas.
Afeganistão

Talibãs chicoteiam publicamente 28 civis

Entre o grupo alvo de castigos estavam cinco mulheres. Centenas de espetadores assistiram à punição no estádio Mariscal Dostum, na cidade de Shebergan, capital de Jaujzan.
Talibãs

Talibãs impedem protesto de mulheres em Cabul

A concentração ocorreu num parque da capital para evitar a repressão talibã, mas isso não impediu as autoridades de porem termo à ação alegando que as mulheres não tinham pedido autorização.
Afeganistão

Afeganistão. Talibãs e EUA trocam prisioneiros

O governo afegão entregou um militar da Marinha dos Estados Unidos em troca da libertação de um membro do regime talibã que governa o país há mais de um ano.
Talibãs

Talibãs. "1º aniversário da retirada estrangeira"

Centenas de afegãos reuniram-se na praça de Massoud onde gritaram "morte à América" e "viva a liberdade", no dia que marca o regresso ao poder do regime talibã após 20 anos de guerra.
Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica assassínio de clérigo

O Estado Islâmico reivindicou o assassínio de Rahimullah Haqqani, um clérigo talibã, que defendia os direitos das mulheres ao trabalho e à educação. O líder era um forte opositor dos jihadistas.
Talibãs

Cabul. Talibãs desconheciam presença de al-Zawahir

Os talibãs dizem que desconheciam a chegada e a permanência de al-Zawahiri no Afeganistão e que vão investigar a reivindicação norte-americana da morte do líder da Al-Qaeda.
Talibãs

Talibãs condenam morte do líder da Al-Qaeda

Os talibãs condenaram o ataque que matou o líder da Al-Qaeda e disseram que houve uma "violação do acordo de Doha", que definiu a retirada completa das forças norte-americanas do Afeganistão.
Ajuda Humanitária

EUA. Talibãs discutem desbloqueio de fundos

O descongelamento de 3,4 mil milhões de euros ordenado por Joe Biden em fevereiro deverão ser "utilizados em benefício do povo afegão", nomeadamente para facilitar a ajuda humanitária.
Amnistia Internacional

Talibãs acusados de "sufocar" direitos femininos

A Amnistia Internacional realizou entrevistas a 90 mulheres e 11 meninas que consideraram que o abuso dos talibãs sobre os direitos das mulheres tem crescido, contrariamente ao que foi prometido.
Talibãs

ONU acusa talibãs de assassinatos e abusos 

Centenas de pessoas já morreram no Afeganistão desde a tomada de poder dos talibãs, em agosto do ano passado, e destacou que as mulheres e as raparigas são as mais prejudicadas.
Afeganistão

Líder dos talibãs em reunião pública em Cabul

Mais de três mil clérigos e líderes tribais estão reunidos desde quinta-feira num conselho de três dias com o objetivo de legitimar o regime talibã. Nenhuma mulher foi autorizada a participar.
Afeganistão

Talibãs: mulheres sozinhas proibidas em aviões

Novas medidas do governo talibã ditam que mulheres só podem viajar com um homem da família, parques têm dias para visitas de homens e mulheres, e funcionários do governo devem ter barba longa.
Estados Unidos da América

Ex-ministro afegão é agora condutor de Uber 

Se fosse hoje, Payenda recusaria ser ministro da Finanças. “Fiz parte do fracasso. É difícil quando olhas para a miséria das pessoas e te sentes responsável”, justifica.
Coronavírus

Neozelandesa grávida pede refúgio aos talibãs

Impedida de voltar à Nova Zelândia, devido às restrições Covid, e sem visto para permanecer na Europa, Charlotte Bellis pediu refúgio aos talibãs e voltou para o Afeganistão, onde tinha trabalhado.
Talibãs

Reunião "positiva" entre talibãs e sociedade civil

Uma delegação de talibãs está em Oslo, onde se reuniu com membros da sociedade civil afegã. Foi um encontro para "quebrar o gelo" antes da reunião de segunda-feira com diplomatas ocidentais.
Afeganistão

Talibãs aprovam orçamento sem ajuda internacional

Praticamente todo o orçamento, cerca de 49,2 mil milhões de afghanis, é destinado "às despesas diárias do Governo", como salários, sublinhou o porta-voz dos talibãs.
Talibãs

Afeganistão. Mulheres banidas dos banhos públicos

As mulheres afegãs frequentam estes banhos públicos como rituais de purificação segundo a lei islâmica. Para muitas, contudo, são a única hipótese de desfrutar de um banho quente durante o inverno.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos