Talibãs
Talibãs

Afeganistão liberta três prisioneiros talibãs

Ashraf Ghani disse que libertará três altos responsáveis talibãs em troca dos dois professores, um americano e um australiano, que foram sequestrados pelos rebeldes em 2016.
11 de Setembro

Trump promete intensificar combate aos talibãs

Trumo prometeu intensificar os combates contra os talibãs no Afeganistão, na cerimónia que assinala os 18 anos dos ataques terroristas mais mortíferos ocorridos em solo norte-americano.
Paz

Talibãs ameaçam EUA caso deixem negociações de paz

Os talibãs pediram "explicação oficial" sobre a suspensão das negociações de paz e esperam uma resposta de Washington, dizendo que "podem vir a arrepender-se" caso desistam da retirada de tropas.
Afeganistão

Trump deixa cair acordo de paz com talibãs

O presidente norte-americano anunciou o cancelamento das negociações com vista a um acordo de paz. Anúncio no Twitter surge após talibãs terem reivindicado um atentado em Kabul.
Afeganistão

Cabul. Ataque faz 14 mortos e mais de 100 feridos

Um carro-bomba explodiu em Cabul, num atentado reivindicado pelos Talibã. A violência tem vindo a aumentar no Afeganistão. Só em julho houve mais de 1500 mortos - o número mais elevado do ano.
Afeganistão

Afeganistão. Quase 100 feridos por bomba em Cabul

O ataque ocorreu às 9h00 locais. Bomba fez 95 feridos e visava posto de controlo da polícia naquela zona. Também há uma escola militar perto do local da detonação. Talibãs falam em dezenas de mortos.
Afeganistão

Afeganistão liberta 900 prisioneiros talibãs

Numa tentativa de abrir caminho para negociações de paz, o Governo do Afeganistão libertou nos últimos dias mais de 250 prisioneiros talibãs, os primeiros de um total de 900.
Talibãs

Clérigo "pai dos Talibãs" esfaqueado no quarto

336
Maulana Sami ul-Haq, um clérigo paquistanês conhecido como o "pai dos talibãs", foi encontrado deitado na cama, numa poça de sangue, em Rawalpindi, no Paquistão.
Afeganistão

ONU pede aos talibãs para aceitarem cessar-fogo

O Conselho de Segurança da ONU pediu na segunda-feira ao grupo extremista islâmico Talibã que se envolva num novo cessar-fogo no Afeganistão, conforme proposto pelo Presidente do país, Ashraf Ghani.
Afeganistão

Talibãs rejeitam cessar-fogo mas vão a Moscovo

Os talibãs aceitaram encontrar-se com o governo afegão em Moscovo, no mesmo dia em que rejeitaram proposta de cessar-fogo. Também querem falar com os EUA, para terminar guerra que dura há 17 anos.
Afeganistão

Afeganistão. Cessar-fogo de três meses. 

Ashraf Ghani, o líder da nação afegã, chegou a consenso com os talibãs. Acordo só será aplicado caso ambas as partes o respeitem.
Talibãs

Afeganistão: 260 mortos nos últimos dias em Ghazni

100 elementos das forças de segurança, mais de 20 civis e mais de 140 guerrilheiros talibãs morreram nos últimos dias na cidade afegã. Crescem dúvidas sobre quem controla a cidade.
Paquistão

Talibãs reivindicam ataque suicida no Paquistão

Os talibãs paquistaneses reivindicaram o atentado suicida de terça-feira, durante uma reunião eleitoral em Peshawar, no noroeste do Paquistão, que causou 20 mortos, incluindo um candidato.
Paquistão

Mulher hindu eleita para o Senado do Paquistão

410
Uma mulher da marginalizada minoria hindu foi eleita para o Senado do Paquistão, numa eleição em que um clérigo ligado aos talibãs foi derrotado. Uma estreia histórica no país.
Afeganistão

Talibãs reivindicam ataque em hotel de Cabul

Os talibãs reivindicaram este domingo o ataque de sábado à noite ao Hotel Intercontinental, em Cabul. Subiu o número de vítimas mortais identificadas: 18, entre as quais 14 são cidadãos estrangeiros.
Talibãs

Talibãs afegãos matam 13 combatentes pró-Governo

Insurgentes talibã emboscaram uma milícia na província afegã de Balkh matando 13 combatentes pró-Governo, indicaram este domingo as autoridades.
Pentágono

Pentágono decide sobre reforços no Afeganistão

O secretário da Defesa americano alertou na terça-feira que os talibãs estão a progredir no Afeganistão e diz que recebeu 'carta branca' para decidir sobre eventuais reforços militares no país.
Afeganistão

Em 24 horas, mais de 30 mortos no Afeganistão

Um total de 31 pessoas, incluindo 10 polícias afegãos e 10 rebeldes talibãs, foram mortas nas últimas 24 horas no Afeganistão em três incidentes em diferentes zonas do país.
Afeganistão

Reféns surgem em vídeo dos talibãs do Afeganistão

Um norte-americano e um australiano, professores universitários, surgiram num vídeo de reféns dos talibãs cinco meses depois de terem sido sequestrados em Cabul.
Talibãs

John Kerry condena ataque a base dos EUA

O secretário de Estado norte-americano considerou o ataque contra a base de Bagram, perto de Cabul, "cobarde e hediondo".
Afeganistão

Obama autoriza ataque mais direto a talibãs

Há mais de 14 anos que a NATO apoia as tropas afegãs. Os Estados Unidos têm sido mentores no terreno das forças especiais do país. Agora, vão dar o mesmo apoio ao exército regular.
Afeganistão

Talibãs afegãos anunciam novo líder supremo

Haibatullah Akhundzada é o novo líder dos talibãs afegãos que além deste anúncio confirmaram, esta quarta-feira, a morte de Akhtar Mansoor durante um ataque norte-americano com recurso a um drone.
Afeganistão

EUA avisaram Paquistão depois de ataque a talibãs

O ataque aéreo junto à fronteira com o Afeganistão não provocou vítimas civis e terá matado o líder dos talibãs naquele país, Mullah Akhtar Mansour.
Google

Google suprime uma aplicação de talibãs afegãos

Google retira da sua loja na internet uma aplicação para telemóveis de talibãs afegãos que pretendia reforçar a presença online do grupo três dias depois de ter sido lançada.
Terrorismo

Ataque talibã a autocarro. 4 mortos e 14 feridos

Pelo menos quatro soldados afegãos morreram e outros 14 ficaram feridos num ataque suicida talibã com explosivos a um autocarro militar no norte do Afeganistão, segundo as autoridades locais.
Paquistão

Quem são os talibãs paquistaneses?

O ataque desta quarta-feira numa universidade paquistanesa foi reclamado pelos talibãs paquistaneses e, mais tarde, desmentida. Quem é este grupo aparentemente dividido mas violento?
Terrorismo

37 mortos em ataque de talibãs a aeroporto 

Pelo menos 37 pessoas morreram e 35 outras ficaram feridas no ataque ao aeroporto de Kandahar, a grande cidade do sul do Afeganistão, pelos talibãs, que também perderam nove homens.
Afeganistão

Vendido por 100 dólares para ser mártir

162
Zekirya, de 12 anos de idade, teve a sorte que muitas crianças no Afeganistão não tiveram. Foi vendido pelos pais aos talibãs para se tornar num mártir, mas conseguiu fugir para contar a história.
Mundo

19 anos, afegã, apedrejaram-na até à morte

317
Uma jovem mulher afegã foi apedrejada até à morte depois de tentar tentado fugir com um outro homem e de ter sido acusada de adultério. O caso aconteceu numa aldeia da província de Ghor.
Terrorismo

Talibãs abandonam cidade afegã pela primeira vez

Os guerrilheiros escreveram num site ligado ao grupo que queriam poupar armamento, homens e civis. É a primeira vez, em 14 anos de guerra, que os talibãs abandonam uma cidade afegã.
Afeganistão

Talibãs ocupam cidade afegã de Kunduz

A cidade afegã de Kunduz foi ocupada pelos talibãs, mas as forças de segurança do Afeganistão já lançaram uma contra-ofensiva e anunciaram que o responsável talibã na cidade morreu num bombardeamento.
Terrorismo

Afeganistão: Talibãs fazem novo ataque suicida

Pelo menos seis pessoas morreram num ataque suicida dos talibãs contra a polícia afegã, a sul de Cabul, no primeiro ataque dos rebeldes islâmicos desde o anúncio da morte do seu líder, mullah Omar.
Terrorismo

Talibãs “desconhecem” negociações de paz

Os talibãs afegãos negam as notícias de novas negociações de paz com o Governo afegão e não comentaram o anúncio da morte do seu líder ‘mullah’ Omar. Os Estados Unidos consideram a morte credível.
Afeganistão

Talibãs atacam Parlamento do Afeganistão

O ataque ocorreu no momento que o novo ministro da Defesa, Massoom Stanekzai, estava a ser apresentado aos deputados. Os seis atacantes já foram mortos e há 40 feridos, segundo as Nações Unidas.
Estados Unidos da América

EUA admitem libertar cinco talibãs

Os EUA negoceiam com o Qatar o futuro de cinco talibãs, que podem voltar ao Afeganistão um ano depois da sua libertação numa troca por um prisioneiro norte-americano, disse o chefe da CIA.
Afeganistão

Bombista suicida mata 9 pessoas no Afeganistão

Um bombista suicida fez explodir uma carrinha o distrito de Sangin, na província afegã de Helmand, provocando a morte de nove pessoas.
Paquistão

Mais quatro talibãs enforcados no Paquistão

Governo do Paquistão reagiu ao ataque à escola militar em Peshawar com mão de ferro. A reposição da pena de morte anunciada já foi posta em prática e seis militantes talibãs foram enforcados.
Paquistão

Paquistão: Professores foram queimados vivos

167
O ataque terrorista a uma escola militar em Peshawar, no Paquistão, vitimou 148 pessoas, entre as quais mais de 130 alunos. Pelo menos três professores foram regados com gasolina e queimados vivos.
Paquistão

Pena de morte vai voltar ao Paquistão

Talibãs mataram 141 pessoas, das quais 132 crianças, no ataque à escola militar de Peshawar e em resposta o Governo vai reativar a pena de morte nos casos de terrorismo.
Paquistão

Sequestro talibã mata mais de 140 pessoas

100
Ataque a escola militar em Peshawar virou sequestro e acabou com mais de 140 mortos e cerca de 100 feridos. Os sequestradores talibãs foram mortos pelas forças armadas paquistanesas.
Paquistão

Agressores de Malala detidos, diz exército

Dez suspeitos foram detidos pelo exército. Malala Yousafzaï foi baleada por talibans paquistaneses a 9 de outubro de 2012 quando seguia para a escola num autocarro, juntamente com outras meninas.
Paquistão

Segundo ataque islamita ao aeroporto de Carachi

O principal grupo rebelde islamita do Paquistão reivindicou o breve ataque desta terça-feira ao aeroporto de Carachi, o segundo em dois dias.
A página está a demorar muito tempo.