438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Talibãs

Afeganistão

Talibãs: mulheres sozinhas proibidas em aviões

Novas medidas do governo talibã ditam que mulheres só podem viajar com um homem da família, parques têm dias para visitas de homens e mulheres, e funcionários do governo devem ter barba longa.
Estados Unidos da América

Ex-ministro afegão é agora condutor de Uber 

Se fosse hoje, Payenda recusaria ser ministro da Finanças. “Fiz parte do fracasso. É difícil quando olhas para a miséria das pessoas e te sentes responsável”, justifica.
Coronavírus

Neozelandesa grávida pede refúgio aos talibãs

Impedida de voltar à Nova Zelândia, devido às restrições Covid, e sem visto para permanecer na Europa, Charlotte Bellis pediu refúgio aos talibãs e voltou para o Afeganistão, onde tinha trabalhado.
Talibãs

Reunião "positiva" entre talibãs e sociedade civil

Uma delegação de talibãs está em Oslo, onde se reuniu com membros da sociedade civil afegã. Foi um encontro para "quebrar o gelo" antes da reunião de segunda-feira com diplomatas ocidentais.
Afeganistão

Talibãs aprovam orçamento sem ajuda internacional

Praticamente todo o orçamento, cerca de 49,2 mil milhões de afghanis, é destinado "às despesas diárias do Governo", como salários, sublinhou o porta-voz dos talibãs.
Talibãs

Afeganistão. Mulheres banidas dos banhos públicos

As mulheres afegãs frequentam estes banhos públicos como rituais de purificação segundo a lei islâmica. Para muitas, contudo, são a única hipótese de desfrutar de um banho quente durante o inverno.
Afeganistão

Talibãs vão criar exército nacional no Afeganistão

Desde que chegaram ao poder, após a rápida vitória sobre o exército de 300 mil homens do Governo afegão, os talibãs têm estado a trabalhar na criação das suas próprias forças armadas.
Afeganistão

Irão pede "governo inclusivo" no Afeganistão  

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano disse em conferência de imprensa esperar que o governo do Afeganistão avance numa direção que permita o reconhecimento internacional.
Direitos das Mulheres

Mulheres afegãs manifestam-se pelos seus direitos

As mulheres juntaram-se perto de uma grande mesquita no centro da capital do Afeganistão e conseguiram marchar ao longo de algumas centenas de metros gritando "justiça".
Direitos das Mulheres

Talibãs proíbem mulheres de viajar sem homens

Esta foi a mais recente afronta aos direitos das mulheres no Afeganistão, numa altura em que as escolas do país estão interditas ao sexo feminino e a grande maioria das mulheres não pode trabalhar.
Afeganistão

Arábia Saudita envia ajuda humanitária aos afegãos

Seis aviões serão fretados para encaminhar 197 toneladas de ajuda para o Afeganistão. Mais de metade dos 38 milhões de afegãos enfrentam escassez alimentar "severa", segundo a ONU.
Talibãs

Ex-PR afegão diz que convidou talibãs para o poder

Karzai diz que ainda hoje mantém contacto com a liderança talibã e aconselha a comunidade internacional a estabelecer laços diplomáticos com o novo governo.
Afeganistão

Portugal torna-se a sede da Escola de Música afegã

Chegaram a Portugal mais 273 afegãos, alguns pertencentes à Escola de Música do Afeganistão, que terá em sede em Lisboa. MNE diz que são "pessoas especialmente vulneráveis a perseguições".
União Europeia

UE dá prioridade à situação no Afeganistão 

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) prevê um aumento dos deslocados e refugiados, numa altura em que a fome ameaça mais de metade da população afegã.
Afeganistão

UNICEF pede 1,77 mil milhões para crianças afegãs

Este é o maior fundo alguma vez pedido. A UNICEF prevê que metade das crianças menores de cinco anos no Afeganistão estarão gravemente desnutridas em 2022.
Talibãs

Talibãs querem fim de sanções após negociações 

Durante os dois dias, as partes "discutiram e trocaram opiniões sobre os problemas políticos, económicos, de saúde e educacionais do Afeganistão", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros afegão.
Itália

Itália acolhe menina afegã da foto famosa de 1985

O executivo de Mario Draghi confirmou que a chegada da mulher afegã, atualmente com 49 anos, aconteceu na sequência de várias petições da sociedade civil.
Direitos das Mulheres

Talibãs proíbem programas de TV com mulheres

O ministério afegão do “vício e virtude” revelou nove normas a ser cumpridas pela comunicação social, visando banir qualquer forma de media que se oponha aos “valores afegãos ou do Islão”.
Resposta Pronta

"Situação no Afeganistão tende a agravar-se"

Maria João Tomás, especialista em História e Cultura do Médio Oriente, analisa os primeiros 100 dias de poder dos talibã. "Não têm qualquer apreço pelas mulheres, vamos ver situações piores", diz.
Desporto

Governo talibã pede levantamento de sanções

Os talibãs pediram aos Estados Unidos para levantar as sanções para responder à "crise humanitária e económica que está a crescer no Afeganistão", e para descongelar "os ativos do Banco Central".
Organização Mundial de Saúde

OMS. 3,2 milhões de crianças afegãs desnutridas

Instituições humanitárias alertaram para a crescente fome, adjacente a uma seca que o país está a atravessar, assim como uma pesada crise económica.
Talibãs

Talibãs pedem "cooperação e menos pressão"

Muttaqi destacou que o Afeganistão não quer que o país se transforme num tabuleiro de jogo para as grandes potências e destacou que somente o esforço conjunto pode levar à estabilidade.
Afeganistão

Líder dos talibãs quer erradicação de infiltrados

Talibãs receiam que militantes rivais se tenham infiltrado no movimento, já que, nos últimos tempos, têm recrutado muitas pessoas para a administração do Afeganistão.
Fact Check

Imagem de mulher sem véu é de artista afegã?

Trabalho não foi criado por Shamsia Hassani como forma de protesto. Pertence ao fotógrafo checo Paul Hejny e faz parte de uma campanha publicitária de 2018 da revista “Reporter”. Post é falso.
Talibãs

Rússia pondera não considerar talibãs terroristas

Putin enfatizou que Moscovo "está a dirigir-se nessa direção", embora esclarecendo que deve ser a Organização das Nações Unidas (ONU) a dar o primeiro passo.
Liberdade de Imprensa

Talibãs reprimem repórteres durante protesto

Jornalistas impedidos de se aproximarem das mulheres em protesto e proibidos de fotografar. Foram violentamente afastados pelos talibãs, um foi atingido por coronha de arma e retirado do local.
Madeira

Afeganistão. Elogiado empenho madeirense

"Os desenvolvimentos recentes no Afeganistão, com o retrocesso civilizacional que, receamos todos, poderão traduzir, em nada diminuem o resultado do vosso esforço e empenho", disse Ireneu Barreto.
Talibãs

Talibãs e responsáveis da UE reúnem-se terça-feira

"Queremos relações positivas com o mundo inteiro. Pensamos que uma relação assim equilibrada pode salvar o Afeganistão da instabilidade", assume o ministro talibã.
Talibãs

EUA vão fornecer ajuda humanitária ao Afeganistão

Os Estados Unidos concordaram em fornecer ajuda humanitária ao Afeganistão, que se encontra perto de uma catástrofe económica, mas recusam-se reconhecer politicamente os novos governantes do país.
Afeganistão

Talibãs: ONU pede respeito por direitos humanos

Segundo o secretário-geral da ONU, as Nações Unidas têm dialogado com o novo governo afegão. Direitos das mulheres têm sido o cerne da discussão.
Talibãs

Rússia convida talibãs para negociações

O emissário russo Zamir Kabulov não precisou, no entanto, quem do regime talibã será convidado para as discussões. O país está a analisar como será enviada a ajuda humanitária para o Afeganistão.
Talibãs

Talibãs mataram 13 membros da minoria Hazara

Entre os 13 mortos está uma rapariga de 17 anos. O incidente aconteceu a 30 de agosto na aldeia de Kahor, no distrito de Khidir, disse a Amnistia após rever fotografias e filmagens de vídeo.
G20

G20 deve definir condições para reconhecer Talibãs

Para Macron, uma das condições que poderia levar a um reconhecimento do governo Talibã é "ter uma situação de respeito pelos direitos humanos e pela dignidade da mulher".
Talibãs

Afegão em Portugal: povo Hazara deixado para trás

Ali Akbar Ahmadi admitiu que não serão apenas os Hazara o alvo dos talibãs, mas recordou que esta é uma minoria há muito perseguida: "Não se está a viver, vive-se apenas para morrer"
Afeganistão

Talibãs dizem ter destruído célula do ISIS-K

Depois de o grupo jihadista ter atacado uma mesquita em Cabul, provocando vários feridos e pelo menos cinco mortos, o governo talibã anunciou que eliminou a célula, após um ataque em retaliação.
Afeganistão

Cinco mortos após explosão em Cabul

Atentado ocorreu à entrada de uma mesquita onde se realizava uma cerimónia em homenagem a mãe de porta-voz dos talibãs. Ataque ainda não foi reivindicado.
Afeganistão

HMW acusam talibãs de "sufocarem" imprensa.

Novas regras preveem que meios de comunicação não divulguem informações "contrárias ao Islão", insultos a "figuras nacionais" e "assuntos que não tenham sido confirmados por fontes oficiais".
Afeganistão

Talibãs proíbem afegãos de cortar e aparar a barba

O governo talibã comunicou esta segunda-feira aos barbeiros no Afeganistão que seria proibido cortar ou aparar as barbas dos seus clientes sem qualquer "direito de reclamar".
Afeganistão

Ativista desafia talibãs a negociar com mulheres

"Ser corajoso não é bater em mulheres ou obrigá-las a vestir de preto ou de azul e a usar uma burca. Se pensam que isso é ser corajoso, então venham falar comigo", incitou a jovem, a partir de Lisboa.
Afeganistão

Intérprete de portugueses conta como foi resgatado

Zaid não sabe dizer há quanto tempo chegou a Lisboa, que dia da semana é. Os militares portugueses para quem trabalhou só trouxeram a ele. Sofre pela família que pode ser morta a qualquer momento.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.