The Capsule Cafe

Rua da Fonte do Cabo 54, Ericeira. De terça a domingo das 10h às 15h e das 19h às 22h. Reservas: 91 939 83 70

Diz-se que o cachorro do momento está neste restaurante da Ericeira e não, não são os cães dos visitantes que, sim, estão autorizados a entrar. Quando falamos dos melhores cachorros estamos mesmo a referir-nos aos Hot Dogs de costeleta de porco, caranguejo ou polvo que abrem a ementa do restaurante que se afirma como uma neo bistro cuisine. Da cor do mar, o espaço do casal ucraniano Tanya and Sasha que se mudou para Portugal em 2018 rendeu-se aos ingredientes locais e tem pouco do país de origem. Na seleção de dumplings podemos encontrar caranguejo com maçã e iogurte matcha, bacalhau, batata e caviar e ainda camarão, trufa e mousse e chips de camarão. Com as mesmas misturas inesperadas as sandes vão do foie gras com maçã, cogumelos e pão de camarão, ao atum com maionese de chili. passando pelos pimentos padron marinados com pickles e pão de camarão. Uma vez por mês há jantares temáticos com chefs convidados.

O espaço do casal ucraniano Tanya and Sasha que se mudou para Portugal em 2018 rendeu-se aos ingredientes locais

Balcão da Esquina

Marina de Cascais, Avenida Rei Humberto II de Itália 1, Cascais. Todos os dias das 10h às 20h. Reservas: 21 590 90 96

Abriu no início do mês de março, na Quinta do Saloio, para levar até à Marina da Cascais o melhor da cozinha do chef Vítor Sobral. Aqui o brunch da moda chama-se Menu Pequeno Almoço Balcão e junta croissants, pães, ovos mexidos, fruta, iogurte, bolo à fatia, granola, compota, queijo e fiambre. Ovos? Também tem. Entre as preparações possíveis podem vir com molho hollandaise e tosta, salmão fumado, presunto, cogumelos e trufa. Para almoçar ou jantar, recomendam-se as sandes gourmet — de rosbife, com creme de abacate e coentros, cebola frita e rúcula, ou a de salmão fumado, requeijão e nozes, alface e geleia de limão — ou os hambúrgueres, com destaque para o de picanha, queijo cheddar e ketchup de framboesa. Se não estiver para aí virado, sempre a transpirar frescura, há ceviche de peixe branco com coco, milho e cebola marinada. Sumos naturais e cocktails também são prata da casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um Menu Pequeno Almoço Balcão ou um hambúrguer quando o dia já vai a meio. O leitor decide

Mami Wata

Rua Sacadura Cabral 385, São Pedro do Estoril. Terça a quinta-feira entre as 12h30 e as 15h e entre as 19h30 e as 22h30. Sexta e sábado entre as 12h30 e as 15h e entre as 19h30 e as 23h. Reservas: 21 012 47 95

Este novo restaurante de São Pedro do Estoril podia chamar-se Yemanjá, Santa Marta La Dominadora ou Oxum, na medida em que Mami Wata significa precisamente o mesmo: a “mãe das águas” que se celebra em África, Caraíbas e América do Sul. Na ementa, o mix cultural também é notório numa combinação que passa pelos sabores italianos, japoneses e até portugueses. Que o digam os escalopes com puré de batata doce, o casco de sapateira com tostas, o carpaccio de vaca, os baos de porco ou camarão tigre ou o ceviche de atum com abacate, leite de tigre, nori, cebola crocante e sementes de sésamo. Também há hummus, um dip de beringela fumada com iogurte grego e romã servido com pão pita e a sopa com o nome da casa. Esta Mami Wata é uma sopa asiática de peixe e camarão com cogumelos enoki, erva príncipe e leite de coco.

Na ementa, o mix cultural é notório, numa combinação que passa pelos sabores italianos, japoneses e até portugueses.

Mais do Mesmo

Avenida Engenheiro Adelino Amaro da Costa, 514-A, Cascais. De segunda a domingo – exceto às terças – das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 22h30. Reservas: 21 585 44 17

A mais recente petiscaria da vila de Cascais especializou-se em petiscos sem nunca perder de vista as tradições da gastronomia nacional. O Pica Pau de novilho é servido com ovo e batata palha. No espaço que junta três amigos de infância o pork belly é cozinhado durante 12 horas, trazendo para a mesa a noção dos preparados de tacho da avó. Algumas das opções têm um sotaque a atirar para o castelhano como as batatas bravas, e outras técnicas do Japão como a tempura de polvo ou de legumes com maionese de rábano. Na ementa também há rebuçados de massa folhada com queijo brie e caramelo salgado e prego de queijo da Serra. Para a sobremesa pode escolher entre a tarte de queijo com creme de avelã e a mousse de doce de leite com crumble de amendoim.

Algumas das opções têm um sotaque a atirar para o castelhano como as batatas bravas, e outras técnicas do Japão como a tempura de polvo ou de legumes com maionese de rábano.

Nassau

Marina de Cascais, piso 1, Cascais. Todos os dias das 15h à 2h. Reservas: 96 323 52 00

Há um terraço com vista mar que tanto serve brunch e refeições ligeiras, como tábuas de queijos e enchidos, na vila de Cascais. “Bad decisions make better stories”, lê-se no néon laranja fluorescente da cabine que recebe Djs todos os dias. Especialidade da casa, os cocktails servem-se da abertura ao encerramento — das 15h às 2h. O Peach on the Beach com JB Botânico e o Tropical Smash com Captain Morgan Spiced Rum são bons exemplos da carta que também inclui mojitos, caipirinhas e outras variações da cachaça. Também há champanhe para brindar ou acompanhar, por exemplo, a Focaccia Queen Anne’s Revenge — com rosbife, pesto, aipo, rúcula e tomate cherry assado ou a ciapatta com presunto, queijo brie, nozes e mel. Nassau porquê? Por causa das Bahamas, claro.

A focaccia é uma das escolhas possíveis no Nassau — o champanhe é opcional

Hangar do Peixe

Praia das Bicas, Sesimbra. Segunda a terça-feira entre o 12h e as 20h e de quinta-feira a domingo das 12h ás 22h. Reservas: 91 308 80 97

Depois de ter sido consumido pelas chamas, o Bar do Peixe deixou a praia do Moinho de Baixo para trás e mudou-se para a praia das Bicas, poucos quilómetros à frente. É o novo inquilino da Cabana do Pescador e tem vista privilegiada para os cada vez mais frequentes aprendizes de parapente desta região de Sesimbra. A comida é a mesma e os cocktails também não se afastam da raiz. Branca, tinta ou de frutos vermelhos, a sangria mantém-se o chamariz do agora Hangar do Peixe. Da entrada da praia para cima da falésia das Bicas, a essência do menu continua a ser o peixe fresco na grelha. O marisco continua com cara de quem foi “acabado de pescar”. Sobre os sunsets de verão, a gerência promete mais pormenores para breve.

De Bar para Hangar mas sempre com o peixe no horizonte (e os parapentes)

A(mar)ia Café

Largo Vasco da Gama 1, Costa da Caparica. De terça a domingo das 10h às 19h

Frente a frente com o mar, no piso térreo da vivenda azul da Pedrada Tatto Palace, serve-se o brunch mais diversificado da vila da Costa da Caparica com direito a sumo do dia — sempre natural — uma mini smoothie bowl de açaí, pitaya, iogurte grego e ou salada de fruta, torradas com ovos mexidos, bacon e abacate ou, à inglesa, torradas com ‘bakedbeans’, bacon, ovo estrelado e rúcula e ainda uma waffle com topping à escolha, vulgo nutella, manteiga de amendoim, caramelo salgado, doce de leite ou mel. Café pode ser clássico ou americano. Para o lanche também há menu especial com tapiocas e waffles doces ou salgadas. Noodles de frango com legumes, prego em bolo do caco e bruschetta de abacate com rúcula, tomate cherry e ovo estrelado são as opções do almoço. Também há tacos em dose tripla de frango ou salmão. “Para os baixinhos”, até aos 12 anos, o A(mar)ia café preparou um menu especial com direito a sumo, iogurte com granola e banana, torradas com manteiga, ovos mexid0s e salsichas e claro, uma waffle de nutella. Para os animais não há menu mas as portas estão sempre abertas.

Para começar o dia ou à hora do lanche, há várias opções, incluindo para os mais pequenos.