Espanha registou, esta quarta-feira, os três primeiros casos de hepatite com origem desconhecida, que também tem deixado o Reino Unido em alerta.

As três crianças, com idade entre os dois e sete anos, estão internadas no Hospital La Paz, em Madrid, e uma delas teve mesmo de ser submetida a um transplante de fígado. Todos os casos estão a apresentar melhorias, e estão a ser investigados pelo Conselho de Saúde da Comunidade de Madrid, contou o ABC.

Os casos foram registados numa altura em que, no Reino Unido, pelo menos 74 crianças com menos de dez anos foram diagnosticadas com a mesma doença. Todas elas estão a ser vigiadas por tratar-se de um tipo de hepatite que não corresponde às variantes conhecidas. O Centro Europeu de Controlo de Doenças diz que não foi identificada a presença dos vírus responsáveis pelas hepatites A, B, D, D e E.

De acordo com a Sky News, a Agência de Saúde do Reino Unido está a analisar 49 casos em Inglaterra, 13 na Escócia e 12 referentes tanto ao País de Gales como à Irlanda do Norte.

Uma hipótese a ser ponderada, ainda segundo a Sky News, sugere que os problemas relacionados com o fígado estejam a ser causados por um adenovírus — categoria de vírus facilmente transmissíveis entre pessoas através do contacto com superfícies contaminadas e através do sistema respiratório.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não há qualquer ligação entre os coronavírus e estes casos, uma vez que nenhuma das crianças tinha sido vacinada contra a Covid-19 e apenas algumas delas tinham testado positivo à entrada no hospital.

Medidas de higiene normais como uma boa lavagem das mãos, supervisão das crianças e etiqueta respiratória ajudam a reduzir a transmissão de muitas das infeções que estamos a investigar”, afirmou Meera Chand, diretora do departamento de infeções emergentes da Agência de Saúde do Reino Unido.

Alguns dos casos no Reino Unido, segundo o relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças, causaram a insuficiência hepática aguda. Um número reduzido de crianças, ainda que não especificado, teve de ser submetido a transplante de fígado.

Os mais comuns da doença são febre, vómitos, urina mais escura, pele e olhos com um tom mais amarelado e perda de apetite.