Francisco Pinto Balsemão será mandatário nacional da candidatura de Jorge Moreira da Silva à liderança do PSD. Antigo primeiro-ministro, ex-líder e militante número 1 do partido junta-se assim ao homem que quer derrotar Luís Montenegro na corrida à sucessão de Rui Rio.

Além deste apoio de peso, ainda que sobretudo simbólico, Moreira da Silva acabou por confirmar um outro reforço: o deputado Carlos Eduardo Reis, um dos artífices da vitória de Rui Rio nas últimas diretas contra Paulo Rangel, será diretor de campanha do antigo ministro do Ambiente.

De resto, o apoio de Carlos Eduardo Reis era um dos segredos mais mal guardados do campanha de Moreira da Silva. Apesar do perfil discreto, é um dos homens mais poderosos do aparelho social-democrata. Nas últimas autárquicas, impôs a candidatura de Mário Constantino à Câmara de Barcelos contra a vontade das próprias estruturas e venceu a aposta, o que redobrou o seu peso político.

Nas eleições internas, ajudou Rui Rio a conquistar Barcelos — uma das estruturas mais expressivas do partido — por mais de 300 votos, o que ajudou a inclinar ainda mais a balança a favor do ainda líder do PSD. Agora, vai tentar contrariar o teórico favoritismo de Montenegro e entregar a vitória a Moreira da Silva.

Além de Balsemão e Carlos Eduardo Reis, Lídia Pereira, eurodeputada e presidente da Juventude do PPE, será a mandatária para o Desenvolvimento Sustentável. O gestor Miguel Goulão, amigo de longa data e antigo número dois dos tempos da JSD, será Coordenador da Candidatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR