A Ucrânia está disposta a interromper imediatamente o trânsito do gás russo se a União Europeia (UE) decidir impor um embargo às importações de gás de Moscovo, foi nesta quinta-feira defendido.

“Assim que os países europeus deixarem de comprar gás russo, vamos ficar felizes em suspender o trânsito”, disse o presidente da Comissão de Energia da Rada (parlamento ucraniano), Andriy Gerus, em declarações à agência de notícias Ukrinform.

“Apoiamos o embargo de petróleo, derivados de petróleo, carvão e gás”, acrescentou.

Andriy Gerus expressou a esperança de que os países europeus endossem o sexto pacote de sanções contra a Rússia, apresentado pela Comissão Europeia, que inclui um embargo gradual ao petróleo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O deputado também pediu a preparação de um sétimo pacote, uma vez que a Rússia deve entender que o conflito na Ucrânia tem um custo elevado.

O presidente da Comissão de Energia da Rada lembrou que a Ucrânia compra gás no mercado europeu e que a decisão de não assinar contratos com a empresa estatal russa Gazprom é uma questão de princípio.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.