A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou, esta quinta-feira, que as pessoas com mais de 80 anos e os residentes em lares vão começar a ser vacinados com a quarta dose contra a Covid-19, ou segunda dose de reforço, a partir de segunda-feira nos centros de vacinação e nos centros de saúde.

De acordo com um comunicado da DGS, as pessoas com mais de 80 anos “serão convocadas por agendamento local, através de SMS ou chamada telefónica, como já aconteceu noutras fases da vacinação”.

A Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 da DGS assinala que a “vacinação com a segunda dose de reforço” tem como objetivo “melhorar a proteção da população mais vulnerável”, tendo em conta o “atual aumento da incidência de casos da Covid-19 em Portugal”.

“A população elegível é de cerca de 750 mil pessoas, que devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção”, especifica a DGS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jovens entre os 12 a 15 anos imunossuprimidos também receberão “dose adicional”

As crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos com “condições de imunossupressão” também passam a ser “elegíveis para receber uma dose adicional de vacina contra a Covid-19”, salienta a DGS o mesmo comunicado. “Os jovens com estas condições serão vacinados de acordo com orientação e prescrição médica.”

Centros de Saúde ainda têm que sofrer adaptações

Em declarações à Rádio Observador, o vice presidente da Associação das Unidades de Saúde Familiar, Diogo Urjais, explicou que o processo vai arrancar com a vacinação nos lares e Unidades de Cuidados Continuados.

4ª dose: “Centros de Saúde têm que ser adaptados”

Diogo Urjais apela aos idosos para que não acorram em massa aos Centros de Saúde, uma vez que vão ser convocados pelas vias habituais. O responsável admite que os Centros de Saúde e de Vacinação ainda vão ter que sofrer adaptações, mas deve ser possível começar a vacinar ainda durante a próxima semana ou no início da seguinte.