Brittney Griner foi detida na Rússia a 17 de fevereiro, escassos dias antes de arrancar a invasão da Ucrânia. Ou seja, Brittney Griner, uma cidadã norte-americana, está há praticamente três meses detida em território russo — período em que se tornou naturalmente um peão entre as pretensões russas e as retaliações dos Estados Unidos. Agora, pela primeira vez, a Rússia decidiu justificar aprofundadamente o porquê de uma das melhores jogadoras de basquetebol da atualidade permanecer presa.

Num comunicado enviado à CNN, o regime russo confirmou o cenário de que Brittney Griner foi detida em pleno Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, em Moscovo, por estar na posse de óleo de haxixe. “Foi apanhada a tentar contrabandear óleo de haxixe. Na Rússia, isto é um crime e implica uma pena de prisão até 10 anos. As acusações são sérias e estão baseadas em factos objetivos e nas provas que estão disponíveis. O ponto final neste caso deverá acontecer nos tribunais”, pode ler-se na nota.

Brittney Griner, estrela de basquetebol dos Estados Unidos, pode ser “refém de alto nível” em Moscovo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A resposta russa surge depois de o Departamento de Estado dos Estados Unidos, há cerca de uma semana, ter considerado que Griner tinha sido “injustamente detida” e que essa mesma detenção era “ilegal” — algo que abriu a porta à possibilidade de a administração Biden trabalhar de forma mais agressiva para garantir a libertação da jogadora. “A Brittney está detida há mais de 75 dias e aquilo que esperamos é que a Casa Branca faça o necessário para a trazer para casa”, disse Lindsay Kagawa Colas, a agente da atleta, à Associated Press.

Também na nota oficial e em reação direta à ideia de ilegalidade da detenção, a Rússia destacou que as “tentativas de levantar dúvidas sobre a validade da prisão só podem ser explicadas pelo desejo de influenciar a justiça ao politizar uma situação geralmente compreensível”. Por outro lado, a WNBA mostrou-se otimista depois da tomada de posição do governo norte-americano. “Estas notícias são um desenvolvimento positivo e o próximo passo para a trazer para casa. A WNBA está em constante comunicação com o governo dos Estados Unidos sobre o caso da Brittney e estamos a trabalhar juntos para a trazer para casa em segurança e o mais depressa possível”.

Brittney Griner, de 31 anos, atua nos Phoenix Mercury da WNBA e no Ekaterinburg da Rússia durante a off season dos Estados Unidos — motivo pelo qual estava a tentar entrar no país em fevereiro. A norte-americana foi campeã em 2014 e já foi selecionada para as All Star em sete ocasiões, tendo sido também campeã olímpica com a seleção nos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio.