Élisabeth Borne é a nova primeira-ministra de França, a segunda mulher a ocupar o cargo, uma escolha tomada pelo atual Presidente francês Emmanuel Macron após a demissão de Jean Castex, quase dois anos depois de ter sido nomeado, em julho de 2020.

A nova primeira-ministra, de 61 anos e que vem do campo socialista, foi ministra da Ecologia durante o anterior mandato de Macron (2017-2022), substitui o conservador Jean Castex, que, como esperado, formalizou esta segunda-feira a sua demissão do cargo de primeiro-ministro francês após quase dois anos nestas funções.

Num comunicado do Eliseu publicado esta segunda-feira, lê-se que “Jean Castex apresentou a demissão ao Presidente da República [francês], que aceitou”. O primeiro-ministro, tal como os restantes membros do governo, vai manter-se em funções até à formação do novo executivo, que estará a cargo de Élisabeth Borne.

Emmanuel Macron procura primeiro-ministro de cariz “social e ambiental” para França

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O reeleito Presidente de França já comentou no Twitter a chegada de Élisabeth Borne à liderança do governo: “Senhora primeira-ministra. Ecologia, saúde, educação, pleno emprego, renascimento democrático, Europa e segurança: juntos, com o novo governo, continuaremos a agir incansavelmente pelo povo francês”, pode ler-se no tweet de Emmanuel Macron.