435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Presidenciais em França

Presidenciais em França

Élisabeth Borne é a nova PM de França

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, demitiu-se. O Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Élisabeth Borne para o cargo, tornado-se a segunda mulher a ocupar o lugar.
Presidenciais em França

A França em marcha

Além da França de Macron, outras duas Franças estão também “em marcha”. Como e para onde é o que vamos ver daqui por diante – a começar nas legislativas de Junho.
Emissão Especial

"Macron está a 'anos-luz' da outra França"

Helena Matos considera que "há duas ou três Franças, e isso notou-se muito no ambiente da festa de Macron". A comentadora partilha também a opinião de que Marine Le Pen "já está nas legislativas."
Presidenciais em França

Duas culturas políticas: marítima e continental II

A vitória de Macron merece certamente ser celebrada. Mas a “dicotomia infeliz” entre nacionalismo vs. globalismo é ilusória e enfraquece a concorrência moderada entre centro-direita e centro-esquerda.
Emissão Especial

"Macron fez o discurso de 2022 ou de 2017?"

José Filipe Pinto entende que Macron disse "a mesmíssima coisa que em 2017". Para o politólogo, o melhor trunfo para o presidente é o sistema eleitoral francês, o que pode fazer crescer o populismo.
Emissão Especial

"Macron também está a pensar nas legislativas"

Para Bruno Cardoso Reis, o discurso de Macron foi "um discurso a preparar as legislativas". O comentador estabelece ainda uma comparação entre o presidente francês reeleito e Charles de Gaulle.
Emissão Especial

"Discurso de alguém que tem uma nova oportunidade"

Henrique Burnay vê o discurso de Macron mais virado "para quem não votou nele, e para quem votou menos convictamente". Para o comentador, o presidente francês está consciente de que tem um problema.
Café Europa

Vitória de Macron pode ser "alívio de pouca dura?"

A vitória de Macron foi menos expressiva do que há cinco anos. O que pode trazer o futuro para a França? Atenções ainda para as legislativas. A análise às eleições presidenciais francesas.
Emissão Especial

"Macron destruiu o sistema politico francês"

Para Paulo Rangel, Emmanuel Macron "fez muito mal ao sistema politico francês". Já Manuel Pizarro encara o presidente francês como "um aliado para Portugal" e para a comunidade portuguesa em França.
Emissão Especial

"Marine Le Pen já está a pensar nas legislativas"

O eurodeputado do PSD diz que o foco da candidata derrotada já está nas legislativas. Para Paulo Rangel, "ameaça de que Le Pen podia ganhar polarizou o eleitorado", e motivou a vitória de Macron.
Emissão Especial

"Marine Le Pen não cumpriu as expectativas"

Paulo Sande considera que Marine Le Pen "veio falar muito cedo". O especialista em relações internacionais considera ainda que a candidata derrotada já está com o foco nas próximas legislativas.
Emissão Especial

"Vitória de Macron é um alivio para a Europa"

Para o politólogo Jorge Fernandes, a reeleição de Macron deixa aliviada a "Europa civilizada e liberal". O comentador alerta para a crescente importância do presidente francês na Guerra na Ucrânia.
Noticiário

16h. Macron. "Apoio de Costa é muito importante"

O presidente francês agradece o apoio do primeiro-ministro português para a segunda volta das eleições. Ainda neste jornal, o PSD critica a extinção do SEF durante a crise de refugiados da Ucrânia.
Noticiário

21h. Le Pen promete era da Renascença em França

Vontade manifestada pela líder da união nacional, o inicio do debate com Emmanuel Macron. Ainda neste jornal, António Costa compromete-se com nova atualização salarial para o próximo ano.
Noticiário

8h. Confirmado corredor humanitário em Mariupol

A Ucrânia confirma corredor humanitário em Mariupol; Em França é dia de debate decisivo nas presidenciais.
Noticiário

7h. Debate decisivo nas presidenciais francesas

As eleições presidenciais em França vão ficar hoje marcadas pelo debate entre Macron e Le Pen; A 3 semanas do fim do SEF subsistem várias dúvidas sobre o futuro da estrutura.
A História do Dia

Quem vai ganhar as presidenciais francesas?

Emmanuel Macron e Marine Le Pen têm debate esta noite na TF1. Há 5 anos, o atual presidente venceu o debate televisivo e ganhou a segunda volta. Quem está melhor colocado para vencer em 2022?  
Beleza e Bem Estar

A discussão sobre a camisa aberta de Macron

Em plena campanha eleitoral, a imagem que está dar que falar é uma fotografia do presidente em pose informal e de peito peludo à mostra. Estará o ideal de beleza masculino dos anos 80 de regresso?
Presidenciais em França

Partido de Zemmour investigado por SMS a judeus

Uma das denúncias indica que candidato presidencial francês obteve de forma fraudulenta uma base de dados clandestina de milhares de judeus e respetivos números de telefone.
A História do Dia

Marine Le Pen poderá vencer a segunda volta?

França prepara-se para uma segunda volta das presidenciais que se antevê muito renhida. As sondagens dão uma pequena vantagem a Macron, mas Marine Le Pen nunca esteve tão perto do Eliseu.
França

Macron pede mobilização, milhares dizem "presente"

Macron pediu aos franceses que se mobilizassem para combater o racismo e a extrema-direita, com milhares de pessoas a deslocarem-se ao seu único comício de campanha.
Presidenciais em França

Macron contra Le Pen outra vez?

Marine e Emmanuel podem não se reencontrar. Para evitar a reedição de 2017 as Franças rezam. A França vermelha reza por um milagre revolucionário, a França branca reza por um milagre reaccionário.
Presidenciais em França

França. Macron começa campanha a 5 de março

Macron já superou o número de assinaturas necessário para se candidatar às presidenciais de França. O primeiro ato de campanha terá lugar no Parc Chanot Exhibition and Congress Centre, em Marselha.
Presidenciais em França

Le Pen suspende campanha à presidência francesa

Marine Le Pen precisa reunir as 500 assinaturas de detentores de cargos políticos eleitos necessárias para validar a sua candidatura. A poucos dias do fim do prazo, só conseguiu 366 apoios.
Presidenciais em França

Jornalista infiltrou-se na campanha de Zemmour

Zemmour quer um "movimento online massivo", onde os seguidores distorcem a informação da Wikipedia. Bresson ficou "admirado" com a falta de segurança: só não vasculhou a mesa do líder por bom senso.
Presidenciais em França

Candidata quer "limpar os bairros" do crime

Valérie Pécresse, candidata conservadora francesa às eleições presidenciais afirmou querer "limpar os bairros" do tráfico e da criminalidade, restabelecendo a ordem no país.
Presidenciais em França

O Nacionalismo de Zemmour

Pintar Zemmour como racista é demasiado simplista. A ideologia que ele defende é mais abrangente, assente na ideia de que a república francesa só pode integrar indivíduos, nunca comunidades.
França

França. Éric Zemmour é candidato à presidência

Numa mensagem vídeo, o candidato nacionalista radical diz que este "não é o tempo de reformar a França, mas de a salvar". Nos últimos dias, Zemmour tem estado sob forte contestação social.
café europa

A República que não marcha

A má sorte dos Republicanos franceses é um destino particular na política europeia, com um grande partido a escapar à extinção tornando-se mais pequeno e relativamente secundário na vida nacional.
Presidenciais em França

França. Arranca campanha de Anne Hidalgo 

A atual presidente da câmara de Paris vai lançar a sua candidatura às presidenciais francesas este sábado na "Convenção por uma República Social e Ecológica"
Marine Le Pen

Le Pen deixa direção do partido para presidenciais

A líder da extrema-direita francesa disse, em fevereiro, que estava a considerar desistir da direção para ser candidata presidencial "de todos os franceses", embora apoiada pelo movimento que lidera.
Democracia

Inglaterra e França: a abstenção tem vantagens?

As eleições em Inglaterra e em França sugerem que a abstenção é tão importante como a participação para um governo democrático ser possível.Em França, o poder de Macron vem da abstenção.
França

Nova sondagem dá maioria absoluta a Macron

A República em Marcha, partido do novo presidente francês, Emmanuel Macron, deverá obter maioria absoluta nas eleições legislativas de 11 e 18 de junho.
Presidenciais em França

Justiça investiga ministro de Emmanuel Macron

A justiça francesa anunciou esta quinta-feira a abertura de uma investigação preliminar a Richard Ferrand, ministro da Coesão Territorial do Governo do Presidente Emmanuel Macron.
França

É o governo perfeito de Macron?

Edouard Philippe é o primeiro-ministro. Os restantes 22 lugares estão igualmente divididos entre ambos os sexos. Quanto à ideologia, há uma mistura entre direita e esquerda. Será o governo perfeito?
Política

De Trump a Macron, do populismo ao elitismo

Quando vão aparecer as imitações de Macron? Muita gente já se deve andar a ver ao espelho, a confirmar que tem o cabelo e o sorriso certos. No Porto, o divórcio municipal já foi atribuído a Macron
Presidenciais em França

O anjo

Emmanuel Macron sabe ao pormenor o que está a fazer: encarnar num mito. Um misto de pai, chefe, condutor do povo, inspirador das massas. Emmanuel quer dizer Deus connosco. Pode ser perigoso.
Presidenciais em França

Ex-PM Manuel Valls é candidato por Macron

"Este Partido Socialista está morto. Faz parte do passado. Temos de o superar", afirmou Manuel Valls, que confirma que será candidato em junho pelo movimento de Macron.
Presidenciais em França

Astérix entre os belgas

Seja entre os godos, os belgas ou os bretões, o jovem rebelde gaulês feito chefe da sua aldeia, a Gália, tem um destino a cumprir: todas as esperanças da velha Europa estão com ele.
Presidenciais em França

A França, o Socialismo, o Liberalismo e Portugal

Na trilogia "liberté, egalité, fraternité" a esquerda de tradição socialista esquece muitas vezes a primeira. Em Portugal, como em França, o futuro da esquerda moderada será social-liberal ou não será
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.