Presidenciais em França
Democracia

Inglaterra e França: a abstenção tem vantagens?

As eleições em Inglaterra e em França sugerem que a abstenção é tão importante como a participação para um governo democrático ser possível.Em França, o poder de Macron vem da abstenção.
França

Nova sondagem dá maioria absoluta a Macron

A República em Marcha, partido do novo presidente francês, Emmanuel Macron, deverá obter maioria absoluta nas eleições legislativas de 11 e 18 de junho.
Presidenciais em França

Justiça investiga ministro de Emmanuel Macron

A justiça francesa anunciou esta quinta-feira a abertura de uma investigação preliminar a Richard Ferrand, ministro da Coesão Territorial do Governo do Presidente Emmanuel Macron.
França

É o governo perfeito de Macron?

Edouard Philippe é o primeiro-ministro. Os restantes 22 lugares estão igualmente divididos entre ambos os sexos. Quanto à ideologia, há uma mistura entre direita e esquerda. Será o governo perfeito?
Política

De Trump a Macron, do populismo ao elitismo

Quando vão aparecer as imitações de Macron? Muita gente já se deve andar a ver ao espelho, a confirmar que tem o cabelo e o sorriso certos. No Porto, o divórcio municipal já foi atribuído a Macron
Presidenciais em França

O anjo

Emmanuel Macron sabe ao pormenor o que está a fazer: encarnar num mito. Um misto de pai, chefe, condutor do povo, inspirador das massas. Emmanuel quer dizer Deus connosco. Pode ser perigoso.
Presidenciais em França

Ex-PM Manuel Valls é candidato por Macron

312
"Este Partido Socialista está morto. Faz parte do passado. Temos de o superar", afirmou Manuel Valls, que confirma que será candidato em junho pelo movimento de Macron.
Presidenciais em França

Astérix entre os belgas

Seja entre os godos, os belgas ou os bretões, o jovem rebelde gaulês feito chefe da sua aldeia, a Gália, tem um destino a cumprir: todas as esperanças da velha Europa estão com ele.
Presidenciais em França

A França, o Socialismo, o Liberalismo e Portugal

299
Na trilogia "liberté, egalité, fraternité" a esquerda de tradição socialista esquece muitas vezes a primeira. Em Portugal, como em França, o futuro da esquerda moderada será social-liberal ou não será
António Guterres

António Guterres quer encontro com Macron

O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou o vencedor das eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron, e disse querer reunir "num futuro muito próximo".
Presidenciais em França

Macron e Clinton vítimas dos mesmos hackers?

Empresas de investigação a ataques e "métodos" de piratas informáticos dizem ter provas de que os culpados por trás dos ataques aos emails da campanha de Macron podem ter ligações à Rússia.
Presidenciais em França

Abutres e França feliz. 22 cartoons das eleições

144
Macron e abutres, Le Pen enxotada e gauleses felizes. É assim que os cartoonistas de todo o mundo olham para a vitória de Macron nas presidenciais em França. Veja os melhores cartoons aqui.
Presidenciais em França

Juncker: "Franceses gastam demasiado dinheiro "

352
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que o Governo francês "gasta demasiado", mas pediu tempo para que o novo Presidente, Emmanuel Macron, possa lançar as suas reformas.
Presidenciais em França

Rebelo de Sousa: "Venceu a França e a Europa"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta segunda-feira que, com a vitória Emmanuel Macron nas presidenciais francesas, "venceu a França e venceu a Europa".
Presidenciais em França

Protestos em Paris já fizeram 141 detidos

195
Foram detidas mais de 140 pessoas em protestos contra Emmanuel Macron. Mais de 300 pessoas passaram a noite nas ruas de Paris numa manifestação anticapitalismo. Veja o vídeo em direto.
Marine Le Pen

Alívio mas... Le Pen já não mete tanto medo

José Manuel Fernandes analisa a grande vitória de Macron, a força da extrema-direita, o significado da abstenção, as novas clivagens e as dúvidas que vão pairar sobre as legislativas
Presidenciais em França

Costa reconhece alinhamento com Macron

O primeiro-ministro desvalorizou a caracterização de liberal feita ao recém-eleito Presidente francês, considerando que o programa de Emmanuel Macron está "muito alinhado" com o de Portugal.
Presidenciais em França

Os desafios de Emmanuel Macron

Macron prometeu prometeu substituir a linha de divisão tradicional esquerda-direita pela diferenciação entre reformistas e conservadores. Para isso necessita de apoios tanto à esquerda como à direita.
Presidenciais em França

Emmanuel Macron toma posse no domingo

O presidente francês, François Hollande, anunciou esta segunda-feira que a tomada de posse do presidente eleito, Emmanuel Macron, se realiza no domingo.
Presidenciais em França

Oficial: Macron ganha com 66,1% dos votos

Os números finais das eleições francesas ficaram fechadas esta segunda-feira de manhã, confirmando o triunfo de Macron sobre Le Pen.
Presidenciais em França

Eleições em França. Bolsas europeias negativas

O pós eleições francesas levaram a que as bolsas europeias acordassem em queda. Esta manhã, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia em terreno negativo.
Presidenciais em França

Presidenciais França: o cenário macro(n)económico

A sua vitória representou um alívio momentâneo para a União Europeia. A fatura não pode ficar por pagar. Serão os fundos europeus a suportar uma parte considerável das propostas do novo Presidente.
Presidenciais em França

Grupo pró-Brexit ataca Macron

Num tweet publicado este domingo, o grupo que fez campanha pelo Brexit, criado por Nigel Farage, acusou os franceses de, tal como na Segunda Guerra Mundial, se terem rendido à Alemanha.
Presidenciais em França

Japão: Macron é "voto de confiança na UE"

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, qualificou o triunfo do candidato centrista Emmanuel Macron nas presidenciais francesas como um "voto de confiança na União Europeia".
Presidenciais em França

Melhor do que Hollande

152
A França escolheu um liberal que evitou o triunfalismo eleitoral e fugiu ao irrealismo dos que acreditam que basta boa-vontade para mudar a UE. É uma amostra, mas chega para ser melhor do que Hollande
Presidenciais em França

Celebrando a derrota de Le Pen

Os europeístas defensores do comércio livre e da globalização não devem aceitar a infeliz dicotomia entre “nacionalismo e globalismo”. Nem entre “contra-revolução e revolução”.
Presidenciais em França

França: a dúvida no coração da Europa

160
Macron derrotou Le Pen, mas agora pode salvá-la, se conseguir destruir, nas legislativas, os velhos partidos do regime e assim entregar a Le Pen a chefia da oposição.
Presidenciais em França

As eleições francesas em 10 números

A idade, as análises aos resultados e a História. Emmanuel Macron arrasta para a presidência números históricos. Compreenda os resultados das eleições presidenciais em França em 10 números.
Presidenciais em França

Novo presidente em França. O que dizem os jornais

134
O rosto de Emmanuel Macron está estampado nos jornais de todo o mundo. França escolheu um novo presidente da República, mas toda a Europa reagiu. Veja as capas dos jornais de segunda-feira aqui.
Presidenciais em França

Um ás ao piano e outras curiosidades sobre Macron

1093
O novo presidente de França é profissional ao piano, mais baixo que Marine Le Pen e considera o vinho "a essência de França". Aos 39 anos, não tem filhos mas tem sete netos.
Presidenciais em França

Le Pen: transformar uma derrota num novo partido

Na noite eleitoral de Le Pen, poucos tiveram razões para sorrir. Quem soltou gargalhadas foram os empregados da festa, filhos de emigrantes africanos. Entre militantes, já se pensa no futuro.
Presidenciais em França

Macron ganhou, mas falta uma última batalha

Emmanuel Macron festejou a vitória com todos os franceses, mas não terá tempo para descansar à sombra do resultado. Daqui a 6 semanas há legislativas e Macron precisa de eleger deputados. Conseguirá?
Presidenciais em França

Onde estavam os Presidentes com 39 anos?

114
Aos 39 anos, Emmanuel Macron é o mais jovem Presidente que França já elegeu. Mas onde estavam os antigos chefes de Estado franceses com essa idade? E os Presidentes portugueses?
Presidenciais em França

Luta, união, oposição. Frases de Macron e Le Pen

Le Pen garantiu que não ia desistir de lutar politicamente. Macron fez um discurso de união. A candidata acusou os franceses de preferirem a continuidade. O novo Presidente prometeu um novo ciclo.
Presidenciais em França

Memes. Twitter reage com humor à vitória de Macron

Os internautas já vão fazendo humor com os resultados das eleições francesas. Minions, Leonardo DiCaprio, Trump e até as batatas fritas Lay's protagonizam os memes. Veja os melhores aqui.
Presidenciais em França

Quais serão as primeiras medidas de Macron?

116
Emmanuel Macron vai para o Palácio do Eliseu. Que fará o centrista nos primeiros 100 dias? Confira os planos, as promessas e as propostas do presidente francês mais novo de sempre.
Presidenciais em França

Fotos. Selfies, um pacote suspeito e comemorações

Emmanuel Macron é o novo presidente de França, indicam as projeções. O dia de eleições está a ser marcado pelos votos (ou abstenções), por selfies, por um pacote suspeito. Veja as fotos essenciais.
Presidenciais em França

Em marcha!

A convergência entre a extrema-esquerda e a extrema-direita é, como se vê, permanente. Macron não se localiza tanto ao «centro», como está sobretudo contra os soberanismos de direita e de esquerda.
Presidenciais em França

Quando o voto em Macron é sobretudo contra Le Pen

Armel, Joel e François escolheram todos candidatos diferentes na primeira volta. Agora, votaram todos em Emmanuel Macron, mas demoram a reconhecer-lhe qualidades além de ser o adversário de Le Pen.
Presidenciais em França

A mesa de voto presidida por um português

No 14.º bairro de Paris, ao início da tarde, era preciso fazer fila para votar e a expectativa era que houvesse uma forte participação, disse à Lusa o vereador franco-português Hermano Sanches Ruivo.
Presidenciais em França

Átrio da festa de Macron volta à normalidade

O átrio do museu do Louvre onde Macron planeia celebrar a noite eleitoral foi evacuado esta manhã, mas as autoridades já concluíram as buscas e o local regressou à normalidade.
Presidenciais em França

Quais as primeiras medidas de Macron e Le Pen?

Macron e Le Pen têm medidas que os definem, que defendem desde sempre e que devem ser o foco dos primeiros dias do candidato vencedor no Eliseu. Como é que cada um planeia mudar a França?
Presidenciais em França

Macron eleito com 65,8%; Le Pen 34,1% - como aconteceu

1704
Macron é o novo Presidente francês, com 65,8% de votos. Macron já falou à France Press e diz que "se abre uma nova página". Le Pen promete "uma nova força política". É o fim da Frente Nacional?
Autárquicas 2017

O PSD deveria apoiar Rui Moreira

113
O presidente da CM do Porto mostrou capacidade de liderança e coragem ao afastar o PS da sua coligação. O próximo passo deveria ser uma reunião entre Passos Coelho e Rui Moreira para fazerem um acordo
Presidenciais em França

Papa critica ataques entre candidatos em França

O papa Francisco aludiu hoje ao debate entre os candidatos presidenciais em França, criticando que tenham passado o tempo a "atirar pedras" um ao outro.
Presidenciais em França

Hollande promete resposta a ataque informático

Campanha de Emmanuel Macron foi alvo de um ataque informático, com os atacantes a divulgarem emails e documentos, alguns deles falsos. Justiça francesa já está a investigar
Presidenciais em França

França. Quando uma nação traumatizada vai a votos

117
Joe quase morreu no Bataclan. Tem raiva aos terroristas e ao Governo de Hollande — e vota Le Pen. Ainda hoje, continua traumatizado. Um psicólogo diz que isso não é exclusivo das vítimas — é nacional.
Presidenciais em França

Mais de 50 mil polícias destacados em França

Mais de 50 mil polícias e 'gendarmes', apoiados por militares destacados no âmbito da operação antiterrorista 'Sentinelle', foram mobilizados para a segunda volta das eleições presidenciais francesas.
Liberdade de Expressão

Introdução às regras do bom debate público

1112
Os socialistas são uma bênção. Além de recorrentemente assegurarem paz social e progresso económico, ou vice-versa, ainda querem devolver-nos à época feliz do final do século XIX, início do século XX.
Presidenciais em França

Marine Le Pen é mulher. Mas será feminista?

243
Numa mudança de estilo recente, Marine Le Pen falou dos direitos das mulheres várias vezes durante a campanha — sobretudo para criticar o Islão. Isso faz dela uma feminista? As feministas têm dúvidas.
Presidenciais em França

Campanha de Macron alvo de ataque informático

214
Vários emails relacionados com a campanha do candidato independente Emmanuel Macron foram divulgados online. Comissão eleitoral abre inquérito e pede aos media para não publicarem dados.
Presidenciais em França

Amnistia Internacional contra Le Pen em França

A Amnistia Internacional pede aos franceses que considerem o potencial "impacto" das eleições presidenciais francesas nos Direitos Humanos
Presidenciais em França

Nova sondagem: Macron distancia-se de Le Pen

120
Nova sondagem dá uma vantagem ainda mais clara a Emmanuel Macron (63%) que se distancia de Le Pen (37%), candidata da Frente Nacional, na corrida à presidência francesa
Presidenciais em França

Le Pen: o que mudou na estratégia em cinco anos?

Marine Le Pen tentou neutralizar a influência dos ideias extremistas do seu pai e, de certa forma, conseguiu-o em 2017. Mas como foi a campanha em 2012?
Presidenciais em França

Greenpeace põe faixa anti-Le Pen na Torre Eiffel

306
A faixa amarela tinha as palavras "Liberté, Egalité, Fraternité" e ainda o hastag #Resist. Doze militantes da organização foram detidos e a Câmara de Paris já condenou a ação.
Presidenciais em França

Lamento, não creio que o messias se chame Macron

518
Macron tem muitas virtudes, mas não tem nem o programa reformista nem a base de apoio necessária para ser o salvador da França - e da Europa. É bom baixarmos as expectativas para não termos desilusões
Presidenciais em França

Le Pen: Fillon é "um merdas", Macron "mal educado"

369
Entrevista polémica da líder (suspendeu o mandato) da Frente Nacional ao Corriere della Sera, que acusa Macron de ser arrogante e mal educado, e explode com apelo ao voto em Macron por Fillon.
Presidenciais em França

Le Pen é vaiada e deixa igreja por porta lateral

190
Candidata presidencial voltou a ser vaiada e atacada com ovos numa visita à Catedral de Reims, onde tinha à sua espera cerca de 300 apoiantes de Macron, de Melenchon e do PS francês.
Presidenciais em França

Macron alarga vantagem para Le Pen

138
Candidato independente vê a sua vantagem alagar nas sondagens, num último dia de campanha que promete ser duro e que começou com Macron a processar Marine Le Pen por difamação.
Presidenciais em França

Macron processa Le Pen por difamação

120
Candidato independente às Presidenciais entrou com um processo por difamação contra a candidata da extrema-direita depois de esta ter insinuado que Macron teria uma conta offshore nas Caraíbas.
Presidenciais em França

Quando o proletariado apoia Le Pen, a “socialista"

817
Le Pen foi a candidata preferida dos operários franceses na primeira volta, causando o colapso da esquerda. Xavier, um operário comunista cuja fábrica está prestes a fechar, diz porque vai votar nela.
Observador

Vídeo: a atualidade comentada com um(a) BICA

137
José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Edgar Caetano conversam sobre o debate entre Le Pen e Macron, enquanto bebem café. Descubra o BICA (Balanço + Informação + Crítica + Análise)
Presidenciais em França

Macron vs Le Pen: o derradeiro duelo verbal

Insinuações, acusações, interrupções. Foi dura a luta de palavras que marcou o único debate entre Marine Le Pen e Emmanuel Macron, os dois candidatos às presidenciais francesas que se decidem domingo
Presidenciais em França

França. Le Pen atingida com ovos em campanha

1328
A candidata da Frente Nacional fez uma visita surpresa a Dol-de-Bretagne e foi recebida com insultos e ovos. Emmanuel Macron também já tinha sido atingido por ovos, em março.
Presidenciais em França

Obama: "Macron fala às esperanças das pessoas"

677
O antigo presidente dos EUA gravou um vídeo de apoio a Emmanuel Macron, em que garante: "Quero que todos os meus amigos em França saibam o quanto estou a torcer pelo seu sucesso".
Entrevista

Como vencer populistas? "Crescimento faz milagres"

423
Em entrevista ao Observador, Jeffry Frieden, professor de Economia Política em Harvard, diz que o erro na Europa foi dizer que resposta à crise foi resgatar alguns países. Resgatados foram os bancos.
Presidenciais em França

A França e crise do pluralismo

O vazio criado pela ausência de pluralismo no interior das nações tem sido preenchido por projetos supranacionais e nacionalistas. E esta é uma das causas políticas dos problemas atuais da Europa.
Presidenciais em França

Macron vs Le Pen: quem mentiu mais?

Ao longo da noite, vários jornais franceses foram verificando, retificando e esclarecendo as afirmações de Le Pen e Macron. O Le Monde diz que a candidata da Frente Nacional mentiu. E muito.
Presidenciais em França

Debate. Duelo de palavras, mas duelo mesmo assim

118
Marine Le Pen e Emmanuel Macron digladiaram-se no único frente a frente da 2.ª volta das presidenciais francesas. Terrorismo e segurança, euro e economia foram os temas mais quentes.
Presidenciais em França

O debate de Macron e Le Pen nas redes sociais

Memes, cartoons, fotografias e piadas. Já é certo. Os utilizadores das redes sociais não ficam indiferentes ao que se passa no mundo e não ficaram ao debate entre Macron e Le Pen.
Presidenciais em França

Macron a Le Pen: "A França merece melhor que isso" - como aconteceu

Num debate com momentos tensos, Marine Le Pen acusou Emmanuel Macron de ser "complacente" com o terrorismo islâmico. O ex-ministro acusa-a de "mentir" e de querer "tirar a França da História".
Presidenciais em França

Como vai ser o frente a frente Le Pen-Macron

Marine Le Pen e Emmanuel Macron encontram-se esta quarta-feira à noite para um derradeiro frente a frente que se prevê longo e intenso. Em duas semanas, ambos modificaram o discurso.
Presidenciais em França

Macron convida Valls se este sair do PS

Emmanuel Macron continua a consolidar o seu movimento e quer ir buscar pesos pesados aos socialistas e aos republicanos. Agora convidou o ex-primeiro-ministro, mas este tem de abandonar o PS primeiro.
Presidenciais em França

Republicanos expulsam quem apoiar Le Pen ou Macron

O líder dos republicanos para as legislativas francesas, François Baroin, disse esta quarta-feira que serão expulsos os membros do partido conservador que se "aproximem" de algum dos dois candidatos.
Presidenciais em França

Maioria de apoiantes de Mélenchon não vota Macron

Entre os apoiantes de Jean-Luc Mélenchon, derrotado na primeira volta das presidenciais francesas, 36% pronunciaram-se a favor do voto branco ou nulo e 29% pela abstenção. Só 35% votará Macron.
Publicidade

França. Spot publicitário torna-se viral

2117
Programa televisivo sobre publicidade deu destaque a um vídeo feito por portugueses e, a dias da eleição decisiva em França, o "spot" tornou-se viral na luta contra a abstenção.
Presidenciais em França

Varoufakis "vota" em Macron: quis "salvar Grécia"

816
Macron foi "o único" a fazer "tudo o que fosse possível" para ajudar Atenas em 2015, ano em que a Grécia teve um pé fora da zona euro. Varoufakis está contra "indiferenças táticas defeituosas".
Presidenciais em França

Le Pen ganha terreno a Macron a dias das eleições

Empresa de sondagens que acertou em cheio nos resultados da primeira volta dá vantagem a Emmanuel Macron – 61% contra 39% – mas mostra que Le Pen está a recuperar terreno. E há muitos indecisos.
Presidenciais em França

Le Pen "rouba" minuto e meio de discurso de Fillon

107
Quase palavra por palavra, a candidata presidencial Marine Le Pen repetiu um discurso de François Fillon, candidato republicano que ficou pelo caminho na primeira volta. Veja o vídeo.
Politicamente Correto

Conversa da treta

548
A mutilação genital que passou a corte por causa do multiculturalismo. O presidente que acha que as mulheres podem cobrir as cabeças para combater a islamofobia... O que vem a seguir?
Presidenciais em França

União Europeia: uma perspectiva pluralista

107
A identificação de “Mais Europa” com a defesa da União Europeia é errónea. Ela favorece o populismo e enfraquece a causa europeia.
Presidenciais em França

Contagem decrescente

A eleição de Macron pode ajudar a pôr de lado finalmente as miragens ideológicas do breviário partidário com que tanto as esquerdas como as direitas populistas esfregam os ouvidos do eleitorado.
Presidenciais em França

A humilhação da França

1323
… hopes expire of a low dishonest decade… (W. A. Auden)
Presidenciais em França

Costa admite inquietação com eleições francesas

157
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu em Bruxelas que aguarda "inquieto" e com "impaciência" o resultado da segunda volta das eleições presidenciais francesas.
Presidenciais em França

Se vencer, Le Pen já tem primeiro-ministro

A candidata francesa Marine Le Pen anunciou que Nicolas Dupont-Aignan será primeiro-ministro caso vença a segunda volta das eleições. O candidato teve 4,7% de votos na primeira fase de votações.
Presidenciais em França

Dupont-Aignan declara apoio a Marine Le Pen

O candidato às presidenciais francesas Nicolas Dupont-Aignan, que terminou em sexto lugar na primeira volta, declarou o seu apoio a Marine Le Pen — e ambos assinaram um acordo de Governo.
Presidenciais em França

Marine Le Pen fala aos "insubmissos" de Mélenchon

137
A candidata da Frente Nacional publicou um vídeo onde apela ao voto dos eleitores de Mélenchon, da extrema-esquerda. Este, por sua vez, garante que não vai votar em Le Pen. "Alguém tem dúvidas?"
Economia

Primeiros meses de Trump os piores em três anos

Primeiros números do crescimento com Trump no poder mostram o pior desempenho dos últimos três anos. Economia do Reino Unido também abrandou significativamente. França cresce abaixo do esperado.
Presidenciais em França

Conselheiros em Portugal apelam ao voto em Macron

Os conselheiros de comércio externo franceses em Portugal apelaram esta sexta-feira ao voto em Emmanuel Macron, o candidato que a 7 de maio vai enfrentar Marine Le Pen nas presidenciais francesas.
União Europeia

A mudança na Europa, 2017

409
Emmanuel Macron simboliza que é possível contrariar os cenários catastrofistas de que se caminha para um retrocesso civilizacional onde se voltariam a erguer fronteiras físicas entre Estados.
Presidenciais em França

Macron não se considera favorito ao Eliseu

Emmanuel Macron deu uma entrevista à TF1 na qual diz que não se considera favorito na corrida ao Palácio do Eliseu, na qual concorre contra Marine Le Pen
Presidenciais em França

Que podemos esperar de um Presidente Macron?

Estará o destino das presidenciais francesas mesmo selado? Se for eleito, como vai Macron ter uma maioria para governar? Os socialistas estão mesmo destroçados? E que esperar da direita republicana?
Presidenciais em França

O namorado de Le Pen que não será "premier homme"

Aos 22 anos, colaborou na campanha presidencial do pai e nove anos depois assumiu um relacionamento com a filha. Louis Aliot está numa relação com a candidata presidencial extremista, Marine Le Pen.
Presidenciais em França

A "barbie com menopausa" vai ser 1ª dama?

7005
É casada com Emmanuel Macron. Conheceram-se na escola secundária. Ela era a professora, ele o aluno. 24 anos os separam. Chama-se Brigitte Trogneux e poderá ser a próxima primeira-dama de França.
Presidenciais em França

O desabafo (e o apelo) de um apoiante de Mélenchon

Tornou-se rapidamente o texto mais lido do jornal Libération. Numa carta escrita a Mélenchon, um assumido apoiante do candidato pede que o francês declare o apoio a Macron para travar Le Pen.
Presidenciais em França

Le Pen tenta derrotar Macron no seu próprio jogo

130
O ex-ministro francês foi apupado durante uma visita a uma fábrica de eletrodomésticos, depois de, horas antes, Marine Le Pen ter voltado os trabalhadores contra Macron. Jornais falam em "emboscada".
Presidenciais em França

À esquerda, custa engolir um sapo chamado Macron

211
Durant diz-se socialista, como Miterrand, mas está desiludido e vai votar em Le Pen. Suzanne sempre votou à esquerda, mas agora hesita perante Macron. “Desde quando os banqueiros são de esquerda?”
Presidenciais em França

O esquerdismo infantil de Louçã, hoje como sempre

1619
A nossa extrema-esquerda não consegue apelar ao voto em Macron contra Le Pen. Nisso está com Mélenchon. Para Louçã fazê-lo seria mesmo uma "precipitação". O Bloco não suja as mãos apoiando banqueiros.
Presidenciais em França

Le Pen aparece em fábrica visitada por Macron

Marine Le Pen protagonizou esta quarta-feira um duelo inesperado com o rival centrista, Emmanuel Macron, entrando de surpresa numa fábrica que ele estava a visitar, na cidade dele.
Marcelo Rebelo de Sousa

Desacertos

261
Actuar assim, como Marcelo fez ao correr para o aeródromo de Tires, é exibir perante o país que nunca o Presidente tem em mãos um assunto, uma reflexão, cuja complexidade o impeça de sair porta fora
Presidenciais em França

Mélenchon lança consulta sem opção Le Pen

Mélenchon, que já disse que não revelará em quem vai votar, lançou uma consulta para saber em quem votarão os seus apoiantes numa segunda volta. Mas não dá a opção de Le Pen.
Presidenciais em França

Hackers russos terão atacado campanha de Macron

117
A campanha presidencial de Emmanuel Macron sofreu repetidos ataques informáticos que são agora atribuídos a um grupo de hackers russos - os mesmos que atacaram a última campanha de Hillary Clinton.
Presidenciais em França

A nova Le Pen sente-se "europeia"

1046
A candidata apoiada pela Frente Nacional, Marine Le Pen, defende que Macron é o arauto da "globalização selvagem". Se for eleita, garante que vai negociar com UE e convocar referendo.
Presidenciais em França

Emmanuel Macron reconhece que "nada está ganho"

O candidato centrista admitiu hoje que "nada está ganho" quanto à segunda volta das eleições presidenciais em França, que disputará com a dirigente de extrema-direita Marine Le Pen, a 7 de maio.
Presidenciais em França

A sexta República francesa

Dar a vitória de Macron por adquirida é o pior que os seus apoiantes e ele próprio podem fazer. E não será o apoio de Fillon, de Cazeneuve, de Hamon, de Hollande (sobretudo o deste!), a valer-lhe.
Presidenciais em França

#SansMoile7mai -- nem Le Pen nem Macron

Durante todo o dia de segunda-feira, nas redes sociais, a "hashtag de ordem" foi #SansMoile7mai (Sem Mim no 7 de maio), um pedido de boicote à segunda volta das presidenciais francesas.
Presidenciais em França

A Revolução Francesa

Quer gostemos ou não do personagem, após o processo presidencial Emmanuel Macron e o seu movimento “En marche” a política, em França, e na Europa, não voltará a ser o que era.
Presidenciais em França

Le Pen suspende presidência da Frente Nacional

Marine Le Pen anunciou esta segunda-feira que se afastará temporariamente da presidência da Frente Nacional de forma a ser "a candidata de todos os franceses"
Presidenciais em França

A universidade da elite está contra Marine Le Pen

143
No domingo, Marine Le Pen disse que chegou a altura de libertar "o povo francês das elites arrogantes". Na Sciences Po, a universidade da elite política francesa, muitos digerem mal esse rótulo.
Presidenciais em França

Le Pen suspende presidência da Frente Nacional - como aconteceu

141
Marine Le Pen deu a primeira entrevista depois de passar à 2ª volta em França. "Patriotismo é amor, ou se tem ou não se tem, não se pode fabricar", disse, anunciando que deixa a liderança da FN.
Presidenciais em França

Macron e Le Pen: filhos desavindos da mesma França

179
A primeira volta foi uma espécie de cemitério dos partidos políticos tradicionais. Macron “o dissidente” e Le Pen “a extremista” são filhos dos mesmos fracassos. São filhos da mesma França.
Presidenciais em França

Macron, um Presidente sozinho

112
O que há a festejar na (quase certa) eleição de Macron, na segunda volta, para além do facto de ele não ser Le Pen? Nada. Ele é um homem sozinho e sem força política para reformar uma França decadente
Presidenciais em França

Metade dos franceses votaram contra o euro e a UE

309
As eleições presidenciais francesas revelaram outro país dividido pela questão europeia, e em que é improvável que a elite política consiga assegurar um governo efectivo.
Presidenciais em França

As diferenças entre Macron e Le Pen em seis pontos

369
Afastado o cenário do duelo dos extremos, fica o cenário de uma luta entre a experiente Marine Le Pen e o "novato-sensação" Emmanuel Macron. O vencedor irá governar um país dividido. O que defendem?
Presidenciais em França

Eleições em França: A ilusão pós-nacional

A democracia liberal não pode nem deve hostilizar o sentimento nacional. Os partidos centrais da democracia francesa, agora seriamente enfraquecidos, fariam bem em reflectir sobre este tema.
Presidenciais em França

"A extrema-esquerda que não deite tudo a perder"

102
Um apoiante de Macron diz ao Observador que é preciso o apoio de toda a esquerda contra Le Pen. "O PS morreu e não tenho pena", afirma outra eleitora do centrista. Reportagem na festa do vencedor.
Presidenciais em França

Drama em quatro actos

Dificilmente se encontrará uma maioria partidária capaz de dar à França as reformas que esta necessita de fazer, tanto por motivos domésticos como europeus, e que têm falhado nas últimas presidências.
Presidenciais em França

O que se diz nas ruas de Paris em dia de eleições?

Entre as pessoas que encontrámos em Paris neste dia de eleições, nenhuma vota em Le Pen. Há quem esteja indeciso e também quem prefira não votar. Aqueles que votaram, fizeram-no com pouca convicção.
Presidenciais em França

Macron: "Mudámos a face da política francesa" - como aconteceu

305
Os candidatos Fillon, de direita, e Hamon, do PS, apelam ao voto em Macron. O candidato discursou e agradeceu a colaboradores por terem mudado a política francesa: eliminaram os partidos tradicionais.
Presidenciais em França

Mesas de voto fechadas devido a carro suspeito

Os ocupantes pararam o carro junto a uma das mesas de voto e abandonaram o automóvel com o motor a funcionar. A zona foi rapidamente isolada pelas autoridades.
Presidenciais em França

Fila para votar em Lisboa

Algumas centenas de pessoas esperaram, em média, uma hora para votarem na embaixada francesa em Lisboa, na primeira volta das eleições para a presidência de França.
Presidenciais em França

Ameaças não devem influenciar votação

Desde a abertura das portas da escola La Sibelle, em Paris, os eleitores chegam em grande número, indiferentes à ameaça terrorista, e as expetativas são que haja "mais participação".
Presidenciais em França

Quem é quem nas eleições francesas?

123
Saiba quem são e o que propõem os principais candidatos na primeira volta das eleições presidenciais francesas — as mais renhidas da V República, fundada em 1958. Um guia de Mélenchon a Le Pen.
Presidenciais em França

Os franceses já começaram a votar... nas Caraíbas

Filas em Miami, em Boston e em Nova Iorque. Os imigrantes franceses estão a votar na primeira volta das eleições presidenciais e as sondagens estão renhidas
Presidenciais em França

"Atentado? Le Pen pode abrir já o champanhe"

309
Nos Campos Elísios, onde um terrorista matou um polícia esta quinta-feira, muitos acreditam que Marine Le Pen está mais perto da Presidência depois do atentado. Faltam dois dias para a primeira volta.
Presidenciais em França

França tem um problema com o Islão?

234
França volta a ser alvo do terror islamista — a apenas três dias das eleições. O Islão é um problema? Nas mesquitas, repudiam o ato. Nas ruas e nos debates, fala-se de laicidade. Será a solução?
Presidenciais em França

França. Quantos votos para Le Pen a cada ataque?

119
Quanto mais ameaças à segurança, mais votos para a direita anti-imigração. Parece uma correlação óbvia mas nem todos os analistas concordam que o tiroteio em Paris aumente a votação de Le Pen.
Presidenciais em França

Quando a geração selfie se alia a Marine Le Pen

180
As sondagens dizem que Le Pen é a candidata preferida dos jovens. Qual é a receita? Falar-lhes de emprego e segurança — e por vezes usar orelhas e focinho de cão no Snapchat.
Presidenciais em França

Rangel. Pode estar em causa "sobrevivência da UE"

167
Para o eurodeputado do PSD, François Fillon "é talvez o candidato mais bem preparado para ser o presidente da França". Ainda assim, considera que "a melhor opção para Portugal e a Europa seria Macron"
Presidenciais em França

Sinal dos tempos: quase só perguntas

Quem - por acção, intenção, omissão, inação - permitiu a fecunda sementeira da árvore lepenista e outras árvores venenosas? Sim: só perguntas. Mas alguém tem respostas?
Presidenciais em França

Quatro esquerdistas a olhar para um holograma

Em França, os eleitores de esquerda estão indecisos. Querem Le Pen longe do poder, mas não sabem em quem votar. Mélenchon, o líder de extrema-esquerda que aparece em hologramas, pode ser o voto útil.
Presidenciais em França

França. Fillon e Mélenchon mais próximos de Le Pen

A última sondagem do Instituto Opinion Way mostra que François Fillon e Jean-Luc Mélenchon estão a aproximar-se dos dois favoritos para a segunda volta, Marine Le Pen e Emmanuel Macron.
Presidenciais em França

Macron e Le Pen ganham espaço a Fillon e Mélenchon

Sondagem da Elabe para BFMTV e L’Express dá uma ligeira subida dos dois líderes dos estudos de opinião e um ligeiro retrocesso dos principais adversários na primeira volta das eleições presidenciais.
Presidenciais em França

A revolução francesa em curso

Se Le Pen passar à segunda volta e Fillon for derrotado, ainda o cenário mais provável, tal como a derrota dos socialistas, a chamada “maioria republicana” contra os extremos não vai sobreviver.
Presidenciais em França

Meio milhão de franceses podem votar duas vezes

Um erro informático fez com que meio milhão de franceses a viver no estrangeiro tenham recebido duas cartas no correio, para votar. Alguns dizem-se tentados a votar duas vezes, o que é crime.
Presidenciais em França

Mélenchon aproxima-se de Le Pen e Macron

A última sondagem do Le Monde coloca Marine Le Pen e Emmanuel Macron empatados como favoritos para passarem à segunda volta das eleições francesas — mas Mélenchon está cada vez mais perto deles.
Presidenciais em França

Como explicar favoritismo de Le Pen? Ou de Macron?

Uma primeira volta a quatro? Com as sondagens a colocarem os candidatos mais próximos, as presidenciais continuam a ser dominadas por Marine Le Pen e Emmanuel Macron. Como explicar este favoritismo?
Presidenciais em França

Emmanuel Macron esta noite na RTP1

A RTP1 emite esta quarta-feira, pelas 21h00, uma entrevista com Emmanuel Macron, o candidato que parece mais bem posicionado para bater Marine Le Pen nas eleições presidenciais francesas.
Presidenciais em França

Seis cenários para França (Macron só vence três)

Candidato comunista Jean-Luc Mélenchon está em alta nas sondagens e François Fillon ainda não desistiu de tentar um "milagre". Banco de investimento traça os 6 cenários possíveis para a segunda volta.
Presidenciais em França

Fillon defende que Alemanha não pode pagar tudo

O candidato da direita às eleições presidenciais francesas, François Fillon, disse em Paris, que "não se pode pedir aos alemães para pagar" a dívida dos outros países europeus.
Eleições Presidenciais

França. 11 candidatos quatro horas e um debate

Le Pen quer taxar empresas que empregam estrangeiros e distribuir o dinheiro dos bancos pelos trabalhadores. Macron, o centrista, atacou-a com palavras de Mitterrand: "Nacionalismo é guerra!"
A página está a demorar muito tempo.