A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou, esta terça-feira, que terá uma reunião, em Roma, com alguns representantes do Vaticano sobre os abusos sexuais perpetrados por membros da Igreja.

Numa nota enviada às redações, a CEP destaca que esta é uma “prioridade que interessa a toda a Igreja”, tornando-se “oportuna e necessária” a colaboração “entre as Igrejas locais e as estruturas da Igreja universal que se ocupam deste tema a nível global”. 

Destacando a iniciativa de “criar uma Comissão independente” para estudar o assunto dos abusos sexuais no seio da Igreja, a CEP sinaliza que este tema é uma “prioridade”.

“Nesse sentido, terá lugar em Roma uma reunião conjunta de trabalho entre alguns membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa e alguns Dicastérios da Santa Sé”, lê-se na nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Abusos de menores. Igreja assume que estratégia inicial não funcionou e que foi necessário convocar uma comissão independente

Recorde-se que, na passada terça-feira, o presidente da CEP, D. José Ornelas, admitiu esta terça-feira que a estratégia inicial da Igreja Católica em Portugal para lidar com a crise dos abusos sexuais de menores cometidos por membros do clero não funcionou, motivo pelo qual foi necessário criar uma comissão independente para levar a cabo o trabalho de investigação sobre o assunto.