A atribulada compra do Twitter por Elon Musk ganhou esta segunda-feira mais um capítulo. Na rede social onde soma publicações polémicas, o homem mais rico do mundo reagiu com um emoji provocador a um conjunto de tweets do diretor executivo do Twitter, que explicavam como é feita a estimativa de contas falsas.

Contraditório, sem filtros e com publicações que lançam o caos. Detalhes do Twitter de Musk, que quer comprar a rede social

O CEO Parag Agrawal indicou que as “estimativas internas reais para os últimos quatro trimestres ficaram bem abaixo de 5%”.

Sublinhou ainda que o Twitter suspende diariamente mais de meio milhão de contas spam “mesmo antes que os utilizadores possam vê-las”, observando:

O desafio mais difícil é que muitas contas que parecem superficialmente falsas são na verdade pessoas reais. E algumas das contas falsas que são realmente as mais perigosas e causam mais danos aos nossos utilizadores podem parecer totalmente legítimas”.

Cada análise, explicou Parag Agrawal, utiliza dados públicos e privados, como por exemplo o número de telefone, geolocalização e o que a conta faz quando está ativa. A extensa descrição fez Musk responder com ironia (e com um método mais simples): “Já tentaste apenas ligar-lhes?”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mensagem final de Agrawal é que a equipa do Twitter não consegue identificar todos os perfis falsosAs justificações não agradaram ao bilionário que reagiu, primeiro, com um emoji de cocó sorridente e, depois, questionou: “Como é que os anunciantes sabem o que estão a receber pelo seu dinheiro? Isso é fundamental para a saúde financeira do Twitter”.

A polémica surgiu após o também CEO da Tesla e da SpaceX anunciar, na sexta-feira anterior, que o negócio de compra da gigante rede social estava “temporariamente suspenso”. O impasse no negócio de 44 mil milhões de dólares aconteceu porque o empresário está a aguardar que a empresa lhe entregue dados relativos à proporção de contas falsas, ou seja, “detalhes sobre os cálculos de que contas falsas/contas de spam representam menos 5% dos utilizadores”.

Elon Musk congela negócio para a compra do Twitter. Está “temporariamente suspenso”