Elon Musk, o homem mais rico do mundo e CEO da Tesla e da SpaceX, anunciou esta sexta-feira que o acordo para a compra do Twitter está “temporariamente suspenso” devido a “detalhes sobre os cálculos de que contas falsas/contas de spam representam menos 5% dos utilizadores”.

A reação de Elon Musk surge depois de a empresa ter estimado, no início deste mês, que as contas falsas na rede social representavam menos de 5% dos seus utilizadores ativos diários durante o primeiro trimestre deste ano, refere a agência Reuters.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As ações da empresa caíram 17,7% no pré-mercado depois do anúncio de Elon Musk. A agência Reuters notícia que este é o nível mais baixo das ações desde que o magnata divulgou no início de abril que tinha adquirido uma participação no Twitter e, posteriormente, fez uma oferta de compra para torná-la privada.

O multimilionário já tinha referido que uma das suas prioridades assim que assumisse o controlo do Twitter era mesmo remover “os bots de spam” da rede social. “Derrotaremos os bots de spam ou morreremos a tentar”, escreveu Musk no Twitter, em abril, salientando que queria também facilitar a autenticação de utilizadores humanos “reais”.

A administração da empresa tinha aceitado a oferta de 44 mil milhões de dólares de Elon Musk para comprar a plataforma. A concretização do negócio, que ainda depende da votação dos acionistas, parecia estar praticamente garantida. Todavia, o empresário anunciou agora que o acordo está suspenso, ainda que temporariamente.

As novas revelações surgem um dia depois de o CEO, Parag Agrawal, ter informado os funcionários do Twitter que dois executivos iriam deixar a empresa: o chefe de produto de consumo, Kayvon Beykpour, e o chefe de receita de produto, Bruce Falck.

A decisão de Elon Musk de comprar o Twitter tem gerado apreensão entre investidores e funcionários da rede social, que se mostram preocupados com o seu futuro. O empresário quer adquirir a sua rede social preferida, mas tem-na deixado em alvoroço ao longo das últimas semanas.

CEO do Twitter anuncia demissão de dois executivos e rede social congela novas contratações