788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Portugal do lado certo”, mas não ao ritmo que Zelensky gostaria

Este artigo tem mais de 1 ano

Grandes elogios e sorrisos largos, mas Zelensky ainda quer mais armas de Portugal e não quer esperar tanto para entrar na UE. Em vez de uma terra, Costa propôs apoiar a reconstrução de escolas.

i

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

António Costa entrou sorridente atrás de Zelensky na sala de imprensa do Palácio Bankova, já sem o colete à prova de bala com que saiu do comboio na estação de Kiev esta manhã, mas expôs-se a dois subtis ataques políticos do presidente ucraniano, relacionados com diferenças de ritmo.

Volodomyr Zelensky quer mais armas de Portugal, mais depressa, para travar a agressão russa. E, depois de António Costa ter dito que Portugal demorou 9 anos até formalizar a adesão à então CEE, o presidente ucraniano deixou claro que não quer comparações com o tempo que outros países tiveram de aguentar no seu processo de adesão à União Europeia: “Compreendo que muitos países esperaram muitos anos para chegarem a ser candidatos e depois membros da União Europeia. Mas é incorreto comparar a Ucrânia com esses países que passaram esse caminho em paz. Nós estamos em guerra, não estamos só a perder o tempo, mas também pessoas, vidas humanas”.

A conferência de imprensa, que durou cerca de 35 minutos, seguiu-se a uma reunião de aproximadamente uma hora, entre o chefe do Governo português e o líder ucraniano. Sala cheia com quase cinco dezenas de jornalistas, metade ucranianos ou de agências internacionais.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Zelensky: “Nesta luta Portugal está do lado justo da história

Zelensky foi o primeiro a discursar e começou, como seria de esperar, por agradecer, elogiar e valorizar Portugal como aliado: “Nesta luta Portugal está do lado justo da história. Estamos em lados opostos da Europa, mas temos valores iguais e uma visão igual sobre como deve ser pacífica a vida no nosso continente. (…) Portugal apoia-nos desde os primeiros dias da invasão. Estou muito agradecido ao país e ao primeiro-ministro pelo apoio à nossa defesa, político e humanitário”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Referiu que foi formalizado um apoio financeiro este sábado, sem quantificar [soube-se depois que seria de 250 milhões de euros]. E classificou como “bastante frutíferas” as negociações relacionadas com o apoio na área da Defesa.

Depois explicou porque é que esse apoio é importante: “Estamos a defender na Ucrânia toda a Europa da agressão russa”. E concentrou-se no inimigo, na necessidade de “chamar à responsabilidade os agressores russos” e na importância do sexto pacote de sanções contra a Rússia, para impedir que continue a utilizar as receitas do gás e do petróleo para financiar a guerra.

Zelensky voltou a Portugal, desta vez para citar números do Eurobarómetro, segundo os quais 87% dos portugueses são a favor da integração da Ucrânia na UE. E agradeceu: “Muito obrigado”. Anunciou a seguir que Portugal vai dar apoio a que seja concedido à Ucrânia o estatuto de candidato no Conselho Europeu de Junho.

Também coube ao presidente ucraniano anunciar que o primeiro-ministro português tinha proposto apoiar na reconstrução de escolas ucranianas, em vez de patrocinar uma região específica, como tem sido feito por outros países.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Costa: “Zelensky, um líder que inspira o mundo”

Seguiu-se o discurso de António Costa, que adotou um alinhamento semelhante ao de Zelensky. Primeiro, a referência à emoção por ter sido recebido pelo presidente ucraniano, que definiu como “um líder que inspira o mundo e nos tem dado a todos grande exemplo de coragem, personalizando de forma notável a resistência contra a agressão ilegal e a forma bárbara como a Rússia tem conduzido a guerra em território ucraniano”.

Referiu depois o apoio aos ucranianos que tiveram de fugir da guerra: “Acolhemos com todo o gosto, mas com a determinação de ajudar a Ucrânia a ganhar a guerra, para que todos possam voltar logo que possível”.

E entrou então na questão europeia, referindo a coincidência simbólica de ter vindo a Kiev no dia em que a Ucrânia celebra a Europa: “Acolhemos de braços abertos a opção clara da Ucrânia pela Europa. Aguardamos com expetativa o relatório da Comissão, que será discutido em junho. E disponibilizamos ao presidente Zelensky todo o apoio técnico e troca de experiências face à nossa experiência de adesão”.

“Deixem-nos ganhar a guerra juntos com Portugal”. Entrevista ao chefe de gabinete adjunto do presidente Zelensky

É nesse espírito que Portugal receberá em Junho a visita do chefe de gabinete adjunto de Zelensky, como o próprio já tinha adiantado em entrevista ao Observador. Costa frisou também o esforço de Portugal para ajudar a criar opções logísticas para os outros países da UE terem outras opções de fornecimento de gás, para tentar que os 27 se unam no bloqueio total a todas as importações de gás da Rússia, para não continuar a financiar esforço de guerra de Vladimir Putin.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Reconstrução e armas. “O senhor, que é o nosso hóspede, por favor, comece”

Arrancou depois a resposta a perguntas de três jornalistas. Logo a primeira, concertada entre os jornalistas portugueses dada a limitação de questões, procurou obter mais informações específicas sobre o apoio à reconstrução e a ajuda militar.

Pequena hesitação entre Zelensky e Costa sobre quem devia responder primeiro, mas o presidente ucraniano, sorridente, abriu o braço na direção do primeiro-ministro português, como se o próprio estivesse curioso para ouvir a resposta: “O senhor, que é o nosso hóspede, por favor, comece”.

Sobre as armas, o primeiro-ministro declarou: “Nós temos enviado apoio militar de natureza não letal e depois letal, procurando corresponder ao que tem sido solicitado. É um esforço que não terminou e vai continuar. Aterrou na Polónia um avião com mais equipamento militar adquirido especificamente para a Ucrânia. Tomámos nota dos pedidos [adicionais], vamos tentar ver se há possibilidade”.

Em relação ao apoio à reconstrução, António Costa não fechou a porta ao patrocínio de uma região ucraniana, como sugerem os ucranianos, mas justificou melhor a proposta alternativa de apoiar a reconstrução de escolas e jardins de infância: “É fundamental investir no futuro e garantir que novas gerações têm futuro na sua terra. Temos experiência na reabilitação do parque escolar e esta é uma contribuição diferenciada que podemos dar”.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Zelensky: “Precisamos de todo o material. Se podem, deem. Se não podem, vamos comprar.”

Quando chegou a vez de Zelensky abordar os mesmos assuntos, o presidente ucraniano insistiu na importância da ajuda para desbloquear os caminhos para ajudar cidades ocupadas e vilas, e fazer lá chegar comida, água e medicamentos. E também na necessidade de material militar. “Não vou especificar que tipo de material precisamos. Precisamos de todo o material. Se podem dar-nos, deem. Se não podem, vamos comprar. O importante é salvar vidas humanas. E isso não tem preço.”

António Costa responderia mais tarde, insistindo: “Quando não satisfazemos pedidos, não é por receio, é por não termos disponibilidade”.

Voltou depois ao apoio político à candidatura da Ucrânia à União Europeia, para apontar as dificuldades que a União Europeia enfrenta, por haver estados membros contra o alargamento, mas diz que o que importa é procurar um ponto de entendimento entre os 27, e valorizar “a opção inequívca da Ucrânia: o seu destino é a Europa”.

“Persistência, determinação e coragem não lhes falta. Se têm tido para esta guerra, não há-de faltar para desafios muito mais fáceis como a adesão à União Europeia”, elogiou.

Mas nas suas declarações sobre a UE, o primeiro-ministro tentou começar a acautelar a hipótese de nem tudo ser tão rápido como a Ucrânia desejaria: “Os processos de adesão altamente complexos, incertos e difíceis. O nosso levou nove anos”.

Zelensky aproveitou essa frase de António Costa e capitalizou, demonstrando a urgência do país: mais do que o tempo que demora o processo, estão a perder vidas. Terminou de novo a agradecer o apoio à candidatura ucraniana à UE: “Portugal está do lado justo.”

À despedida, o cumprimento da praxe, que teve de ser repetido para as câmaras, porque os elementos das filas da frente, representantes das delegações dos dois países, se levantaram das cadeiras e estragaram o plano.

“Again to do the same?”, perguntou Zelensky, antes de voltar a apertar a mão e bater nas costas do primeiro-ministro português.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora