A taxa de inflação na zona euro terá acelerado para 8,1% em maio, acima dos 7,4% registados em abril, segundo a estimativa rápida revelada esta terça-feira pelo Eurostat, o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia.

Tal como nos últimos meses, é a energia que continua a impulsionar a inflação. Os preços desta componente terão acelerado 39,2% em maio, acima dos 37,5% registados em abril. Já os preços dos bens alimentares aumentaram 7,5% em maio, mais do que em abril, quando a subida chegou aos 6,3%. Os bens industriais não energéticos aumentaram 4,2%, que comparam com os 3,8% de abril.

A estimativa do Eurostat para Portugal aponta para uma taxa de inflação homóloga harmonizada (IHPC) em linha com a da UE, de 8,1%. Já esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que aponta para uma inflação de 8% em maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Preços voltam a acelerar em maio. INE calcula inflação em 8%

Segundo a análise do Eurostat, França, Itália, Malta e Finlândia registaram taxas de inflação inferiores à de Portugal em maio, e Áustria registou o mesmo valor. Os valores mais elevados da inflação foram verificados na Estónia (20,1%) e na Lituânia (18,5%) e na Letónia (16,4%). Espanha registou em maio uma taxa de 8,5% e a Alemanha de 8,7%.