Os preços voltaram a acelerar no mês de maio, de acordo com uma estimativa do INE que aponta para uma taxa de inflação homóloga de 8%. O valor é o mais elevado desde fevereiro de 1993.

Já no mês anterior, a inflação tinha disparado para 7,2%, também na altura o valor mais elevado em 29 anos.

Em maio, segundo o primeiro cálculo do INE, a inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, terá acelerado para 5,6%, face aos 5,0% do mês anterior, sendo esse o registo mais elevado desde outubro de 1994.

A energia continua a pressionar os preços. A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido de 27,2%, um novo aumento em relação aos 26,7% de abril, naquele que será o valor mais alto desde fevereiro de 1985.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá escalado para 11,7%, que comparam com os 9,4% de abril.

A variação média nos últimos doze meses é estimada em 3,4%, face aos 2,8% do mês anterior. Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que serve para comparações a nível europeu, terá registado uma variação homóloga de 8,1%, o que se traduz numa aceleração face aos 7,4% do mês anterior).

Os dados definitivos sobre a inflação de maio serão publicados no próximo dia 14 de junho pelo INE.

Inflação acelera para 7,2% em abril, o valor mais alto em 29 anos