A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou quatro cadeias de supermercado e uma gigante de produtos de consumo por concertarem preços no mercado alimentar, cuidados da casa e cuidados pessoais. Segundo divulgou em comunicado, Auchan, E.Leclerc, Modelo Continente, Pingo Doce e Unilever levam uma sanções pecuniária total de 132 milhões:

  • Modelo Continente – 50,78 milhões
  • Pingo Doce – 35,65 milhões
  • Unilever – 26,55 milhões
  • Auchan – 16,19 milhões
  • E. Leclerc – 2,89 milhões

Em comunicado, a Concorrência diz que “sancionou quatro cadeias de supermercados – Auchan, E. Leclerc, Modelo Continente (grupo Sonae), e Pingo Doce (grupo Jerónimo Martins) – bem como o fornecedor comum de produtos alimentares, cuidado da casa e cuidado pessoal Unilever, por terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor (PVP) dos produtos daquele fornecedor”.

A prática, segundo a entidade liderada por Margarida Matos Rosa, durou 10 anos, entre 2007 e 2017 e visou “vários produtos do fornecedor das áreas alimentar, cuidado da casa e cuidado pessoal, tais como detergentes, desodorizantes, gelados, molhos e chás.”

Esta é a acusação, a qual pode ser alvo de recurso para o tribunal da Supervisão. Neste caso, a Auchan já fez saber que vai recorrer judicialmente da decisão, refutando as práticas que lhe são imputadas. “A Auchan reitera que são assegurados internamente todos os processos de formação e controlo dos seus colaboradores a fim de evitar qualquer tipo de comportamentos que possam resultar na violação das regras de concorrência”, diz em reação ao comunicado da AdC.

Este é o sétimo processo condenatório da Concorrência na grande distribuição. No total já foram condenadas seis cadeias de supermercados e sete fornecedores a coimas totais de mais de 645 milhões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR