Está marcado para a próxima semana o início dos trabalhos de avaliação da adesão de Ucrânia, Georgia e Moldávia à União Europeia, avança a agência noticiosa espanhola Europa Press.

Espera-se que na mesma altura seja emitido um comunicado a informar se há ou não condições para começar o processo que procura juntar estes três países ao atual grupo de 27.

Já na próxima segunda-feira acontece o “debate de orientação” e a reunião dos comissários acontecerá terça ou quarta-feira, disse o porta-voz da Comissão, Eric Mamer, aos jornalistas esta quinta-feira.

Está agendada uma reunião de Chefes de Estado da União Europeia para os dias 23 e 24 deste mês de junho, momento em que poderão conceder à Ucrânia o estatuto de candidata. A Comissão Europeia tem, por isso, o objetivo de ter um parecer sobre a adesão dos três países antes desta data, mais precisamente no dia 17, segundo a agência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estiveram reunidos em Kiev no passado dia 8 de abril e um dos temas discutidos o desenrolar do processo de eventual adesão da Ucrânia à União Europeia.

Ursula von der Leyen em Kiev: “A democracia vai ganhar esta guerra, a liberdade vai ganhar esta guerra”

No início do passado mês de março a Presidente da Moldávia, Maia Sandu, assinou o pedido formal para que o país possa aderir à União Europeia, altura em que também a Geórgia anunciou a sua vontade de se juntar aos 27.

A 11 de março após uma longa reunião no Palácio de Versalhes (França) o Conselho Europeu comunicou ter pedido à Comissão Europeia que se pronuncie sobre o pedido oficialmente apresentado por Volodymyr Zelensky, já durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, para que o país venha a ser um Estado-membro da UE. O pedido à Comissão Europeia representa o primeiro passo de um longo processo.

“Noite histórica”. Reunido em Versalhes, Conselho Europeu deu pontapé de saída para caminho de adesão da Ucrânia à UE

Apesar de todos os chefes de Estado e de Governo concordarem na necessidade de ajudar a Ucrânia, não estão exatamente de acordo quanto aos moldes da adesão do país à União Europeia.