A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a analisar vários relatórios que dão conta da presença do vírus monkeypox no sémen de vários doentes na Europa. A organização está a estudar a possibilidade de a doença poder ser transmitida por contacto sexual.

A maioria dos casos de varíola dos macacos registados na Europa dizem respeito a homens que têm sexo com homens. Nos últimos dias, os cientistas têm detetado  a presença do vírus no sémen de doentes em Itália e na Alemanha, tendo uma das amostras sugerido a possibilidade de o vírus encontrado no sémen de um único paciente ser capaz de infetar outra pessoa, conta a Reuters.

Portugal vai receber 2.700 vacinas contra a varíola-dos-macacos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A responsável da OMS pela varíola dos macacos na Europa, Catherine Smallwood, explicou que não era ainda possível ter a certeza, pelos relatórios até agora realizados, que o vírus monkeypox seja sexualmente transmissível.

Isto pode ser algo que desconhecíamos anteriormente em relação a esta doença”, continuou. “Precisamos de manter o foco no modo mais frequente de transmissão e claramente vemos que está associado ao contacto de pele com pele.”

Atualmente, a DGS já registou 241 casos de varíola dos macacos em Portugal, que é um dos países onde este surto é mais expressivo. Até agora, mais de 30 países onde o vírus monkeypox não é endémico já registaram casos de infeção.