O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deslocou-se, esta sexta-feira, Kiev. O líder inglês partilhou uma foto do encontro com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na capital ucraniana. “É bom estar em Kiev novamente”, escreveu no Twitter.

Boris Johnson cancelou à última hora uma visita que estava planeada a um evento em Doncaster (Inglaterra), onde segundo o The Guardian, iria fazer um discurso perante deputados conservadores e conselheiros locais do norte do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa publicação no Telegram, em que é possível ver a chegada de Johnson ao encontro com o Chefe de Estado ucraniano, Zelensky mostrou a sua satisfação com nova demonstração de apoio britânica. “Muitos dias desta guerra permitiram provar que o apoio da Grã-Bretanha à Ucrânia é firme e resoluto. Feliz por ver novamente o grande amigo do nosso país, Boris Johnson, em Kiev”.

Relembrando que “esta é a segunda visita de Boris Johnson a Kyiv desde o início da invasão russa em grande escala” da Ucrânia, Zelensky defendeu que os dois países tem “uma visão comum do movimento em direção à vitória da Ucrânia”. “Estou grato por um poderoso apoio”, rematou.

O primeiro-ministro britânico já tinha estado no país invadido pela tropas russas em abril, também, na altura, em visita surpresa.

Quatro meios de transporte, galos de loiça e varenyky de cereja. Os detalhes (e a ementa) da visita-surpresa de Boris Johnson a Kiev

A chegada de Boris a Kiev acontece um dia após a visita do Presidente francês, Emmanuel Macron, do chanceler alemão, Olaf Scholz, do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e do Presidente romeno, Klaus Iohannis — os quatro líderes expressaram o seu apoio à atribuição “imediata” à Ucrânia de candidata à União Europeia.

As promessas, o consenso e os avisos. O que fica do discurso dos líderes europeus durante a visita à Ucrânia