O Festival de Velocidade de Goodwood, a decorrer entre 23 e 26 de Junho, vai ter na nova geração da Ranger Raptor um dos seus motivos de interesse, com a marca da oval azul a deslocar-se até West Sussex, em Inglaterra, não só para fazer a estreia dinâmica da sua pick-up em solo europeu, mas também para combater “a discriminação na indústria automóvel e não só”. O burburinho à volta do tema é quase inevitável e para início de conversa, literalmente, quem vai dar a cara nesta acção de luta é uma outra Raptor, que tem a particularidade de ser assumidamente “muito gay”.

Dizendo-se comprometida “a longo prazo” com a comunidade LGBTQ+, a Ford recorda que a “Very Gay Raptor” surgiu o ano passado (tweet acima), como uma arma virtual de resposta a um comentário negativo nas redes sociais. Isso levou o construtor norte-americano a pegar no seu modelo mais robusto e a travesti-lo. O ar “durão” e muito radical foi colorido com a pintura da carroçaria da Raptor em dourado cintilante e com grafismos alusivos ao arco-íris. O resultado final foi uma Ranger fora da caixa, para apoiar os que querem “sair do armário” ou já o fizeram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A receptividade online a esta proposta foi absolutamente positiva e esmagadora”, sublinha a Ford, para depois explicar que foi essa reacção que a levou a decidir-se por “passar o modelo à realidade”. Nascia, assim, a “Very Gay Raptor” que passou a ser utilizada como “uma ferramenta na luta contra a discriminação”.

Ford Ranger Raptor abre encomendas. Desde 81.825€

Este ano, em Goodwood, a pick-up continua “muito gay” e estreia-se na segunda geração da Ranger Raptor, cuja produção vai arrancar em Julho. Para “abrir o apetite” (até porque as encomendas, essas, já abriram), a Ford escolheu o evento inglês para revelar aos olhos do grande público as habilidades que a sua pick-up é capaz de fazer numa exigente pista de todo-o-terreno. Garantido está ainda o “desfile” na passadeira vermelha que é a famosa rampa do circuito de Goodwood, confiando nos 288 cv e 491 Nm de binário que o EcoBoost V6 biturbo de 3,0 litros debita.

Já com os pés bem assentes na terra, a discussão para “apelar ao fim de estereótipos e incentivar conversas sérias” vai ser encetada pelo primeiro jogador de râguebi galês que assumiu publicamente que é homossexual. Gareth Thomas, a partir da plataforma da “Very Gay Raptor”, vai comandar as chamadas “Tough Talks” em sessões ao vivo e a cores – garantidamente muitas cores.

À laia de introdução e como mote para o debate, a Ford lançou um vídeo em que duas Ranger Raptor, mesmo “tomando caminhos diferentes”, no fim acabam por mostrar “os mesmos atributos impressionantes e robustos, independentemente das diferenças das suas identidades”. Pode vê-lo abaixo: