Esta terça-feira, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelesnky, realizou uma “maratona de conversas telefónicas” com diversos líderes europeus, entre eles o primeiro-ministro português, António Costa. No seu discurso diário, o líder ucraniano explicou que tanto ele, como Costa, concordaram em “envolver a experiência do país [Portugal] na aproximação à União Europeia”.

Além de ter conversado com figuras como Pedro Sánchez e Viktor Orbán, o Chefe de Estado ucraniano recebeu em Kiev o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel. O líder luxemburguês visitou várias cidades na região de Kiev que foram libertadas da ocupação russa.

Em todas as conversas, segundo conta Zelensky, o Presidente da Ucrânia salientou a necessidade de adotar um sétimo pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia. Para Zelensky, Moscovo deve sentir um constante aumento da pressão pela guerra e pela sua agressiva política anti-europeia.

Mais uma ameaça russa contra a Lituânia, mais uma vaga de crise energética e mais um conjunto de mentiras de oficiais de Moscovo sobre a escassez alimentar são argumentos suficientes para chegar a acordo sobre um sétimo pacote de sanções”, afirmou o Presidente ucraniano.

A situação da linha da frente no conflito da Ucrânia, explicou o líder, não sofreu mudanças significativas nas últimas 24 horas, com o exército ucraniano a “fortalecer as suas linhas defensivas na região de Lugansk , que é a mais difícil de momento”. No sul do país, as tropas ucranianas “defendem a região de Mykolaiv, Zaporíjia e libertam gradualmente a região de Kherson”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR