A Amazon vai comprar a empresa norte-americana de cuidados de saúde One Medical, por 3,9 mil milhões de dólares. No anúncio conjunto sobre esta aquisição, a gigante de comércio eletrónico descreve a One Medical como uma empresa de cuidados de saúde primários que é alavancada por tecnologia.

A empresa norte-americana, sediada em São Francisco, disponibiliza um serviço em que é possível ter acesso a cuidados de saúde de forma virtual ou ainda marcar consultas através da internet – em formato físico ou por videoconferência. A empresa opera também uma espécie de rede de espaços de cuidados de saúde primários.

Além disso, a One Medical criou um serviço de subscrição, em que é possível ter acesso a consultas vídeo sem custos, marcação de consultas ou ainda a prescrição de medicamentos e renovação de receitas. A One Medical opera principalmente no mercado dos Estados Unidos, tendo mais de 8 mil empresas na lista de clientes, que disponibilizam benefícios aos respetivos funcionários.

A Amazon explica que vai pagar 18 dólares por cada ação da One Medical e que vai também ficar com a dívida da companhia. Segundo o Wall Street Journal, o valor oferecido por ação está 77% acima da cotação de fecho da One Medical na sessão de quarta-feira, mas fica ainda assim aquém do máximo de 58,7 dólares, registado a 12 de fevereiro de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Em conjunto com a abordagem centrada nos humanos e alavancada pela tecnologia da One Medical, acreditamos que podemos e vamos ajudar mais pessoas a ter uma melhor assistência, quando e da forma que precisarem”, refere Neil Lindsay, vice-presidente sénior da Amazon Health Services.

“Há uma imensa oportunidade de tornar a experiência de cuidados de saúde mais acessível, mais barata e mesmo mais agradável para pacientes, fornecedores e clientes. Estamos ansiosos por inovar e expandir o acesso a serviços de saúde de qualidade, juntos”, comenta Amir Dan Rubin, CEO da One Medical, citado em comunicado.

Um ano depois, como é a Amazon liderada por Andy Jassy? Gigante navega as águas agitadas do pós-pandemia e da inflação

Após a aquisição, que ainda está sujeita a análise por parte dos reguladores, Amir Dan Rubin continuará a exercer funções de CEO da One Medical.

As ações da One Medical estão a valorizar 67,44% neste ponto da sessão de quinta-feira em Wall Street, a cotar nos 17,04 dólares. A One Medical, que teve a gigante Alphabet, dona da Google, na lista de investidores, entrou em bolsa a 31 de janeiro de 2020, através de uma oferta pública inicial (IPO).

Esta aquisição é o movimento mais recente da tecnológica liderada por Andy Jassy no mercado dos cuidados de saúde – a empresa tem uma unidade especificamente virada para esta área. Esta aquisição poderá cimentar a presença da Amazon neste mercado, depois de a companhia ter comprado a PillPack em 2018 por 750 milhões de dólares para lançar um serviço de farmácia online.

Mais recentemente, a empresa tem apostado nos serviços de consulta à distância, através do lançamento do Amazon Care. Este serviço que foi disponibilizado no verão do ano passado no mercado dos Estados Unidos e é usado principalmente pelos empregados da Amazon.

Amazon disposta a concessões para pôr fim a investigações de Bruxelas