O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, vaticinou este sábado que a Ucrânia não vencerá a guerra contra a Rússia e que a paz não será alcançada antes das próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em 2024.

“A Ucrânia nunca vencerá a Rússia”, disse Orbán na cidade romena de Baile Tusnad, durante um comício organizado pela minoria húngara da Roménia. “Nunca haverá negociações de paz russo-ucranianas”, pois Moscovo quer garantias de segurança, acrescentou.

Considerado o maior aliado do presidente russo Vladimir Putin na União Europeia (EU), Viktor Orbán assegurou que Moscovo só negociará com Washington, algo que deu a entender não ser possível com o atual Presidente dos EUA, o democrata Joe Biden.

“A primeira possibilidade real de paz na Ucrânia será em 2024, quando se realizarão eleições presidenciais nos EUA”, disse o líder ultraconservador, insinuando que os democratas sairão derrotados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Orbán afirmou-se convencido que o exército russo não teria invadido a Ucrânia se o poder nos Estados Unidos e na Alemanha ainda estivesse nas mãos do ex-Presidente Donald Trump e da ex-chanceler alemã Angela Merkel, respetivamente.

“Se, no momento crítico, Trump fosse o Presidente dos Estados Unidos e Angela Merkel a chanceler da Alemanha, agora não haveria guerra na Ucrânia”, declarou.

O primeiro-ministro húngaro justificou esta ideia com a sua firme convicção de que ambos os ex-governantes teriam acedido a “certas exigências” do Kremlin.