O segundo debate entre Rishi Sunak e Liz Truss, candidatos conservadores à liderança do governo britânico, foi interrompido depois de a jornalista que moderava o encontro, Kate McCann, ter desmaiado. A ministra dos Assuntos Estrangeiros respondia ao adversário sobre a subida dos impostos, o financiamento do serviço nacional de saúde e o estado da economia quando um estrondo ouvido em estúdio a interrompeu. Liz Truss, consternada, saiu do púlpito onde discursava e foi acudir Kate McCann.

Neste momento, a transmissão do encontro entre os dois governantes — que procuram convencer o Partido Conservador a promovê-los ao cargo de que Boris Johnson se demitiu — foi substituída por uma imagem em fundo preto com a mensagem: “Lamentamos a interrupção deste programa. Estamos a trabalhar arduamente para corrigir o problema e retornaremos à programação normal em breve”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um comunicado publicado no Twitter da TalkTV, anfitriã do debate a par do jornal The Sun, confirmou que Kate McCann (que tinha substituído o editor de política do The Sun, Harry Cole, após este testar positivo para a Covid-19) tinha perdido a consciência e que o frente-a-frente não seria retomado. “Embora ela esteja bem, o conselho médico foi que não deveríamos continuar com o debate. Pedimos desculpas aos nossos espetadores e ouvintes”, escreveu a conta oficial do canal de televisão na rede social. A transmissão normal do canal foi entretanto retomada.

À semelhança do que tinha acontecido no primeiro debate entre Rishi Sunak e Liz Truss, que decorreu na segunda-feira à noite na BBC One, o tema quente estavam a ser os impostos. A ex-ministra dos Assuntos Estrangeiros considerou que a proposta do ex-governante das Finanças para aumentar os impostos para a segurança social britânica e assim pagar as dívidas é “moralmente errada”.

“Eu acho que é moralmente errado neste momento, em que as famílias estão a lutar para pagar pela comida, colocarmos impostos sobre as pessoas comuns quando dissemos que não faríamos isso no nosso manifesto e quando não precisávamos de fazê-lo”, disse Liz Truss. Rishi Sunak respondeu de forma clara: “Moralmente errado é pedir às nossas crianças e netos para pagarem as contas que nós não estamos preparados para assumir”.

Questionada pela moderadora sobre como obteria sem impostos o dinheiro suficiente para robustecer o serviço nacional de saúde, Liz Truss simplificou: bastaria o dinheiro investido pelos impostos gerais, com os valores praticados sem a subida proposta por Rishi Sunak. Mas o ex-ministro das Finanças contra-argumentou, defendendo que o financiamento do sistema de saúde só pode ser assegurado por subida dos impostos. Era “a coisa certa a fazer”.