Oficiais do governo russo pediram que um coronel dos serviços secretos do país (FSB) seja adicionado à proposta dos Estados Unidos para libertar dois norte-americanos detidos na Rússia.
Na quinta-feira, a CNN revelou que a administração norte-americana propôs a Moscovo trocar Brittney Griner e Paul Whelan por Viktor Bout, um conhecido traficante de armas russo que cumpre uma pena de prisão de 25 anos.
EUA oferecem à Rússia famoso traficante de armas em troca de Brittney Griner e Paul Whelan
Agora, fontes revelaram ao canal que, no início do mês, os oficiais pediram para acrescentar Vadim Krasikov à proposta. No entanto o pedido foi visto pelos EUA como problemático por vários motivos, nomeadamente por ter chegado através de um canal informal do FSB (antigo KGB).
Segundo o Washington Post, um tribunal alemão condenou Krasikov a prisão perpétua em dezembro do ano passado por matar um homem num parque em Berlim. A vítima, Zelimkhan Khangoshvili, comandou uma milícia na Chechénia entre 2000 e 2004 e era considerado pela Rússia um “terrorista”.
Durante o julgamento, os procuradores consideraram que se tratava de um assassinato de “motivos políticos” ordenado pela Rússia.
Apesar do pedido para envolver Krasikov na troca ter sido considerado ilegítimo, a CNN revela que os oficiais norte-americanos terão feito inquéritos junto das autoridades alemãs. Porém, uma fonte da Alemanha adianta que a entrega do prisioneiro não foi considerada seriamente.