Dez toneladas de ouro nazi, retiradas a famílias abastadas alemãs durante o inverno de 1945, estarão enterradas debaixo de um laranjal no Palácio de Minkowskie, em ruínas, na Polónia. Já foi dada “luz verde” para a extração do material precioso aos caçadores de tesouros da Silesian Bridge Foundation, citados pelo jornal britânico The Telegraph, que começaram os trabalhos em maio de 2021. A extração arranca em setembro.
Estamos entusiasmados por partilhar convosco que recebemos a nossa última autorização necessária para a escavação final dos depósitos”, revelou Romam Furmaniak, o presidente da fundação e que lidera a operação, num vídeo publicado no Youtube.
“Salvem a data — 1 de setembro! Grande encontro para um grande dia!”, acrescentou.
A informação de que naquele local estaria escondido um verdadeiro tesouro consta no “War Diary” (“Diário de Guerra”), escrito alegadamente por um militar (de nome Michaelis) da Schutzstaffel (SS) — organização paramilitar ligada ao Partido Nazista de Adolf Hitler.
O diário, que se encontra guardado nos arquivos da Silesian Bridge Foundation, conta a história do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e retrata o momento em que várias peças preciosas alemãs foram escondidas na região histórica da Silésia — dividida entre a Alemanha, a Polónia e a República Checa.
Segundo informações da Silesian Bridge Foundation ao The Telegraph, a primeira localização do tesouro nazi foi conseguida através de um georadar no Palácio de Minkowskie que detetou “um cilindro debaixo de um conservatório do edifício do século XVIII”.
O objetivo da fundação é verificar todas as histórias contidas no Diário, o que tem feito ao longo de vários anos através de uma pesquisa”, disse Furmaniak.
Guy Walterx — historiador, escritor e jornalista britânico — aponta porém “inconsistências” à descoberta dos caçadores de tesouros: “Estou MUITO cético. Vou à Polónia assistir à escavação e arrisco a vergonha de provar que estou errado – ou me gabar cruelmente sobre uma lata de sucata velha desenterrada?”, disse no Twitter.
I see the 'Nazi gold' is being excavated on September 1st. I am VERY sceptical. Do I go out to Poland to watch the dig, and risk the shame of being proved wrong - or to cruelly crow over a canister of old junk being unearthed? https://t.co/n2I3um8ods
— Guy Walters ???????? (@guywalters) August 3, 2022
A caça ao tesouro está apenas no começo. O diário da Segunda Guerra Mundial, segundo a Silesian Bridge, dá também conta de, além do Palácio de Minkowskie, mais quatro localidades onde estará escondida parte da riqueza nazi, fruto da invasão de Hitler à Polónia, em setembro de 1939 — dando início à segunda guerra mundial na Europa e, consequentemente, à expansão da Alemanha.
A Silegian Bridge Foundation recusou fornecer fotografias, após ser contactada pelo Observador, tendo exigido o envio da peça antes de ser publicada.