Siga aqui o nosso liveblog da guerra.

A guerra não lhes levou o sentido de humor. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro deste ano, que os ucranianos não poupam na produção de piadas — seja na forma de memes ou de tweets — para ridicularizar o Kremlin.

A mais recente tem que ver com o alegado ataque ucraniano à base aérea russa na Crimeia, a 9 de agosto, que provocou, de acordo com o Kremlin, 14 feridos e um morto. Kiev rejeitou a autoria do ataque: “Claro que não temos nada a ver com isso”, garantiu na quarta-feira, 10 de agosto, o conselheiro presidencial ucraniano Mikhail Podolyak, que não excluiu a possibilidade de uma ação por parte de civis que querem libertar a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

O Ministério da Defesa também negou a responsabilidade ucraniana nas explosões, mas deixou um conselho às forças russas presentes naquela base: “Respeitem as regras de não fumar“. Logo a seguir, partilhou no Twitter uma imagem com uma grande nuvem de fumo negro e com aquilo que parecem ser cabanas de praia (numa alusão a imagens que mostram pessoas a fugir da praia na sequência das explosões), com a frase: “A presença de tropas de ocupação no território da Crimeia ucraniana não é compatível com a alta temporada turística.”

Logo a seguir, as redes sociais encheram-se de alusões às afirmações do ministério da defesa. “De alguma forma, tenho a sensação de que fumar em depósitos de munição e de abastecimentos de combustível pode não ser uma boa ideia”, escreveu, por exemplo, Illia Ponomarenko, jornalista do The Kyiv Independent.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência das explosões, as forças pró-Rússia da Crimeia declararam estado de emergência. Horas antes, um porta-voz, parecido com o ator Leslie Nielsen, dizia para as câmaras que tudo estava sob controle, apesar do fumo que surgia atrás de si. Uma situação semelhante à protagonizada no filme “Aonde É Que Para a Polícia”, em que o mesmo ator é protagonista (e que é, aliás, um meme famoso da internet). Claro que a situação levou a mais uma onda de piadas que se espalharam pelas redes sociais.

O Ministério da Defesa russo, num comunicado divulgado na terça-feira, atribuiu as explosões no aeródromo militar da Crimeia, que destruiu pelo menos nove aviões, a um acidente. “Não houve qualquer ataque à área de armazenamento de munições”

Apesar de a Ucrânia negar o ataque, na sua habitual mensagem diária por vídeo, Zelensky defendeu, na noite de terça-feira, 9 de agosto, que a guerra na Ucrânia não começou em 24 de fevereiro deste ano, com a invasão do país pela Rússia, mas com a ocupação da Crimeia em 2014. “Esta guerra russa contra a Ucrânia e contra toda a Europa livre começou com a Crimeia e deve terminar com a Crimeia — a sua libertação“.