A GNR apreendeu em Salreu, Estarreja, no distrito de Aveiro, 485 quilos de bivalves capturados em zona interdita através de mergulho com garrafas, revelou hoje aquela força policial.

A apreensão foi feita na terça-feira, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves vivos.

“Os militares da Guarda detetaram um homem, de 24 anos, sem se fazer acompanhar do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, documento essencial para determinar a sua proveniência e a sua qualidade em termos higienossanitários”, refere a GNR em comunicado.

Ao todo, especifica a Guarda, foram apreendidos 210 quilos de amêijoa-macha, 200 quilos de berbigão, 60 quilos de amêijoa-japonesa e 15 quilos de amêijoa-boa, bivalves que haviam sido capturados na ria de Aveiro “através de mergulho recreativo com recurso a meios de respiração autónomos, cuja prática é proibida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A captura das espécies em causa, na ria de Aveiro, está interdita devido à presença de biotoxinas nocivas para o ser humano”, salienta a GNR, lembrando ainda que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública devido à possível contaminação com toxinas.

O homem que tinha na posse os bivalves foi identificado e foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender os 1.500 euros.

Quanto aos bivalves, informa a GNR, foram encaminhados para a lota de Aveiro, a fim de se efetuar a sua pesagem e serem devolvidos ao seu habitat natural.