O que podia ter sido um simples livestream no YouTube acabou por se tornar na razão pela qual Borka Escalona viu o seu canal ser eliminado da plataforma.

Tudo aconteceu no dia 9 de agosto quando o influencer se dirigiu a um restaurante de empanadas com o propósito de fazer publicidade ao local. Escalona decidiu entrar no A Tapa do Barril, pedir uma empanada, e quando Lúcia — trabalhadora do estabelecimento — lhe pediu 2,30€ pelo pastel, este recusou-se a pagar.

Porquê? O homem alegou que “só comia comida grátis” e que estava ali para fazer publicidade ao local, o que o permitia comer sem pagar. Apesar do vídeo original já não estar disponível, continua a circular nas redes sociais.

Borka acabou mesmo por pagar a refeição, mas continuou a discutir com Lúcia, a quem ameaçou cobrar o valor de 2.500 euros pela divulgação feita no seu canal de Youtube.

Depois do incidente a dona do estabelecimento, Ana Terzado, disse ao jornal La Voz de Galicia que pretendia fazer queixa de Escalona “por todas as vias possíveis”, afirmando não poder aceitar uma situação como esta. No próprio dia o restaurante começou a receber críticas na sua página da Google — negativas, dos fãs do youtuber e positivas por parte das pessoas que assistiram e se mostraram em solidariedade com o espaço. A Tapa do Barril acabou mesmo por fazer um comunicado na rede social Instagram onde repudiou a atitude.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta não foi a primeira vez que o influencer teve um comportamento que acabou por ser questionado. Em 2020, o clube espanhol Real Sociedad, fez uma denúncia contra o homem por invasão de propriedade, por este ter entrado dentro do recinto do estádio — de vários clubes — sem permissão. O jornal Público revela que em março de 2021 Escalona atirou, acidentalmente, uma máquina de barbear contra o rosto de uma mulher — o que resultou na sua detenção.

Quando se apercebeu da proporção que o vídeo tinha — tendo em conta que passou de 10 mil visualizações para um total de 150 mil — Borka tentou desculpar-se, mas já era tarde demais. O seu canal na plataforma digital de vídeos já não se encontrava disponível, ao que o YouTube justifica como uma “violação aos termos e condições”.

Cometi um erro muito grave faltando ao respeito tanto à Ana, à Rebeca e à franquia. A todos os que se sentiram ofendidos, a Espanha e sobretudo a toda a gente do A Tapa do Barril, quero pedir perdão. Um perdão claro, sincero e transparente. Em nenhum momento quis coagir ou faltar ao respeito a ninguém”, diz o youtuber num vídeo que publicou na plataforma, mas que foi imediatamente eliminado