790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estrela do TikTok aparece de helicóptero no próprio funeral. Quis dar à família "uma lição de vida"

Este artigo tem mais de 6 meses

David Baerten, estrela do TikTok, sentia-se "pouco apreciado" pela família. Por isso, resolveu simular a própria morte, chocando tudo e todos ao aparecer vivo – de helicóptero — no próprio funeral.

Encenação chegou ao ponto de incluir um "funeral" com a presença de vários amigos e membros da família
i

Encenação chegou ao ponto de incluir um "funeral" com a presença de vários amigos e membros da família

Encenação chegou ao ponto de incluir um "funeral" com a presença de vários amigos e membros da família

Muitas pessoas já se terão questionado sobre como reagiriam as pessoas mais próximas se estas morressem. No entanto, muito poucas terão ido ao extremo a que David Baerten, uma estrela de TikTok com mais de 150 mil seguidores, foi. O homem de 45 anos fingiu a própria morte para pregar uma “partida” à família e amigos mais próximos, reaparecendo dias depois durante o seu próprio funeral – de helicóptero.

Baerten decidiu encenar a morte com a ajuda da mulher e dos filhos, os únicos que sabiam a verdade por detrás da “partida”. O TikToker, que na rede social é conhecido pelo nome “Ragnar Le Fou” (em português, Ragnar o Tolo) explicou que o fez por se sentir “pouco apreciado”

O que vejo na minha família magoa-me muitas vezes. Nunca sou convidado para nada. Ninguém me vem ver. Todos nós nos afastámos” disse, já depois de revelar que tudo não passava de um engodo. “Foi por isso que lhes quis dar uma lição de vida e mostrar-lhes que não deviam esperar até alguém estar morto para se encontrarem com a pessoa.”

 [Já saiu: pode ouvir aqui o último episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto episódios. ]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O plano envolveu espalhar a notícia da morte de Baerten por intermédio dos filhos que, nas redes sociais, escreveram mensagens de tributo ao pai. “Descansa em paz, papá. Nunca vou parar de pensar em ti”, podia ler-se na conta da filha. “Porque é que a vida é tão injusta? Porquê tu? Ias ser um avô, tinhas toda a vida pela frente. Amo-te! Nós amamos-te! Nunca te vamos esquecer”.

A encenação chegou mesmo a ponto de incluir um “funeral”, com a presença de vários amigos e membros da família. Foi então que, já com a cerimónia a decorrer, Baerten fez o seu regresso triunfal “dos mortos”, aterrando num descampado de helicóptero:

@el.tiktokeur2 Tu nous as eu on t aime mon ami on est content que tu es parmis nous ❤️❤️#pourtoii #fyp #fypシ @Ragnar_le_fou ♬ son original - Thomas faut
@el.tiktokeur2 Tu nous a eu je te le jure j etais en pleure moi et apres j ai eu le choc poto on t aime beaucoup ❤️@Ragnar_le_fou @Leclercq Philippe #fyp #pourtoii #fypシ ♬ son original - Thomas faut

As reações que podem ser vistas nos vídeos oscilam entre confusão e alegria emocionada. Num vídeo que se tornou viral, é possível ver o influencer a abraçar fortemente um amigo que exclama, por entre lágrimas: “Apanhaste-nos bem, pensávamos que nos tinhas deixado”.

Os comentários ao vídeo, esses, foram menos gentis. Vários utilizadores criticaram Baerten por “traumatizar” os amigos e a família por “ego” e “atenção”, e mostrando-se incrédulas com a natureza mórbida da partida. “Agora sabemos porque é que ninguém gosta dele”, ironizou um internauta.

Alheio às críticas, o influencer diz que o seu plano funcionou e que, depois de revelar estar vivo, várias pessoas o contactaram. “Provou quem é que gosta mesmo de mim. Mesmo aqueles que não foram contactaram-me para nos encontrarmos. Por isso, de certa forma, ganhei”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora