É a primeira vez que os médicos-legistas chegam à identidade de um dos cinco cadáveres que têm vindo a aparecer desde maio no Lago Lead, o maior reservatório artificial do país, a cerca de 40 quilómetros de Las Vegas, embora se estenda a vários estados norte-americanos. Chama-se Thomas Erndt e terá morrido afogado há cerca de duas décadas.

O homem, que vivia no estado norte-americano de Las Vegas, teria 42 anos quando se terá afogado a 2 de agosto de 2002. No entanto, a causa oficial da morte e o que aconteceu ao certo nesse dia e que provocou o afogamento não foram ainda determinados, escreve a CNN, que cita um comunicado das autoridades locais, emitido.

Feds Call On States To Cut Water Consumption As The Colorado River Basin Drought Worsens

Um sinal que indica os níveis da água do lago Mead a 19 de agosto de 2002 (Justin Sullivan/Getty Images)

Os restos mortais de Erndt foram encontrados na área de Callville Bay a 7 de maio deste ano — foi o segundo de cinco cadáveres que entretanto foram descobertos. O primeiro foi um corpo encontrado dentro de um barril já danificado, no dia 1 de maio. As marcas de uma bala detetadas no corpo levaram a polícia de Las Vegas a acreditar que aquela pessoa foi vítima de um homicídio. Além disso, as roupas e sapatos da vítima estavam tão bem preservadas que as etiquetas ainda eram visíveis, permitindo concluir que aquela pessoa provavelmente morreu em meados dos anos 70 ou início dos anos 80.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um semana depois, apareceu o corpo que, sabe-se agora, pertence a Thomas Erndt. Os restantes três apareceram em Swim Beach, uma praia junto ao lago: os primeiros foram encontrados a 25 de julho, os segundos a 6 de agosto. Não é ainda claro se pertencem todos ao mesmo corpo ou se são de pessoas diferentes.

Um corpo dentro de um barril e outros quatro restos mortais. O que a seca no Lago Mead está a trazer ao de cima

As margens do Lago Mead continuam a recuar drasticamente devido à seca que se faz sentir no oeste dos Estados Unidos. Aquele que é o maior reservatório artificial do país, a cerca de 40 quilómetros de Las Vegas, está apenas a 27% da sua capacidade total. A descida da água é tal que tem vindo também a revelar objetos antes submersos no lago, como um navio afundado da Segunda Guerra Mundial e uma válvula original de entrada de água no reservatório, de 1971.

As autoridades acreditam que os casos de restos mortais encontrados podem não ficar por aqui. “O lago secou drasticamente nos últimos 15 anos. É provável que, à medida que o nível da água diminui, encontremos mais corpos que foram deitados ao Lago Mead“, admitiu o tenente Ray Spencer à CNN. No final de julho, a NASA divulgou imagens satélite que revelam a seca sem precedentes no Lago Mead. Os níveis de água atingiram os valores “mais baixos desde abril de 1937, quando o reservatório ainda estava a encher pela primeira vez”, lê-se no tweet da NASA