Dentro de dias, chegará ao porto de Roterdão, nos Países Baixos, a primeira remessa de ET7 destinada aos mercados europeus. Vinda da China, a berlina eléctrica da Nio posiciona-se como uma alternativa a ter em conta no segmento E, o de modelos familiares ou executivos grandes (mais de 4,9 metros de comprimento).
Ligeiramente acima dos 5 metros de comprimento, o ET7 destina-se a fazer frente aos Mercedes, Audi, BMW desta bitola, concentrando-se especificamente nos veículos de luxo. Contudo, não serão apenas as marcas europeias premium a ter de lidar com a concorrência da jovem marca chinesa, fundada há menos de oito anos. Também a Tesla enfrentará este novo rival para o seu Model S. E a Nio, tal como a marca liderada por Elon Musk, tem surpreendido e inovado. Basta lembrar que teve como cartão de apresentação o EP9, eléctrico que em 2017 se impôs como o mais rápido no circuito de Nürburgring, estabelecendo de uma assentada um novo recorde, quer entre os modelos a bateria quer entre os animados por motor de combustão.
Olho neste chinês: Nio ET7 pode ser o maior adversário do Tesla
Tal como planeado e anunciado, depois de ter recebido “luz verde” para comercializar os seus veículos na Europa, a marca chinesa deu seguimento à sua estratégia comercial, concentrando-se numa primeira fase em mercados seleccionados como Noruega, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Países Baixos. O SUV de grande porte ES8, um rival do Tesla Model X, foi o primeiro a desembarcar no Velho Continente, onde desfez as dúvidas que pudessem existir no capítulo da segurança, ao ver o Euro NCAP atribuir-lhe a classificação máxima (cinco estrelas).
In August 2022, the #NIOET7, our first smart electric flagship sedan, set sail from China’s port to Europe. The ET7s will be available for order and delivery this year in Norway, Germany, the Netherlands, Denmark, and Sweden. Read more: https://t.co/6PmGwMZTM8 #ReadyForTomorrow pic.twitter.com/oThgjzR1oV
— NIO (@NIOGlobal) August 22, 2022
Agora, passado cerca de ano e meio da revelação oficial do ET7, é chegada a vez de esta berlina com uma série de argumentos muito interessantes se juntar ao ES8 e “animar” o movimento nas estações de troca de baterias da marca, reduzindo a minutos a operação de voltar a ter o acumulador recarregado. Este é um trunfo de que a Nio não quer abrir mão, para se demarcar da concorrência que não tem sequer prevista uma rede de estações deste tipo. A realidade é que a esmagadora maioria dos construtores se concentra apenas numa rede de postos de carregamento e nem todas as marcas o fazem com dinamismo e grandes investimentos.
Não se sabe que versões do ET7 estão em trânsito, mas o mais provável é que a marca esteja determinada a causar uma boa impressão, esgrimindo os seus maiores trunfos. E a autonomia é um deles. Há três opções de bateria, designadamente com 70, 100 e 150 kWh de capacidade, a que correspondem mais de 500 km, mais de 700 km e mais de 1000 km, respectivamente. Mas estes são valores obtidos em NEDC, pelo que se pode estimar que corresponderão a quase 400, 530 e 750 km em WLTP. Contudo, o acumulador mais generoso só estará disponível no final deste ano. Certo é que, para já, a Nio conseguiu estabelecer o segundo melhor coeficiente de penetração aerodinâmica do mercado, para um modelo de produção em série, com tudo o que isso contribui para incrementar a eficiência energética e, como tal, ir mais longe com a mesma capacidade de bateria. Inicialmente, a marca apontou aos 0,23, mas conseguiu chegar a um Cx de somente 0,208, o que a deixa à frente do Lucid Air (0,21) e do Mercedes EQS 580 4MATIC (0,029), empatada com o Tesla Model S e apenas atrás do EQS 450+ (0,200).
A versão mais potente monta dois motores eléctricos, à frente com 180 kW e atrás com 300 kW, para entregar uma potência combinada de 480 kW (653 cv) e 850 Nm de binário. Anuncia 0-100 km/h em 3,9 segundos e 33,5 metros de 100-0 km/h, com os travões Brembo de série.
Os preços, nos diferentes mercados europeus, ainda não foram comunicados. Sabe-se, isso sim, é que a Nio pretende estar presente em 25 países em 2025 e que o ET5, uma espécie de ET7 em versão mais compacta, vai chegar ao Velho Continente já no próximo ano.
Veja abaixo as diferentes condições em que foi testado o ET7 que está a caminho da Europa:
https://www.youtube.com/watch?v=gDLo0uSFuzs