A Otovo, uma plataforma com sede na Noruega, vai lançar no mercado português uma oferta que pretende proporcionar aos clientes o acesso a sistemas de energia solar através de um serviço de subscrição sem fazer logo o investimento inicial na instalação dos painéis.

De acordo com um comunicado, a Otovo vai iniciar as operações em Portugal sendo a primeira empresa a disponibilizar a possibilidade de subscrição de energia solar como um serviço, através de um modelo de pagamento mensal que dispensa o investimento inicial na instalação do equipamento, mas que dá a opção ao cliente de adquirir o sistema numa data posterior à adesão.

Numa altura em que a crise energética está a fazer aumentar a fatura de eletricidade e gás de muitas famílias, estão também a surgir no mercado mais ofertas de produção descentralizada sobretudo de energia solar para autoconsumo.

Greenvolt lança empresa para juntar produtores e consumidores e baixar fatura elétrica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta oferta da Otovo, a empresa assegura a garantia para o equipamento e a instalação durante o período de subscrição, dando ao cliente a oportunidade de “aumentar o seu autoconsumo tanto quanto possível e tornar-se menos dependente da rede e da volatilidade dos preços da eletricidade”.

Mediante a inscrição dos clientes, da sua morada e das coordenadas do telhado onde serão instalados os painéis fotovoltaicos, a plataforma dá acesso uma primeira oferta e à estimativa de poupança. Disponibiliza ainda uma análise não presencial que permite identificar o melhor preço e instalador tendo por base um processo de licitação entre os instaladores disponíveis.

Empresa norueguesa Otovo contrata diretor-geral da Uber para desenvolver solar residencial em Portugal

A Otovo apresenta-se como uma plataforma digital líder na Europa em instalações solares e baterias residenciais. A empresa marca esta quarta-feira o seu arranque comercial em Portugal depois de ter contratado o seu diretor-geral à Uber, Manuel Pina. Citado no comunicado, o responsável assinala que a empresa acredita “que um acesso fácil e economicamente viável ao autoconsumo é a chave para ajudar as famílias a reduzir os seus custos com energia assim como a sua dependência da rede e da volatilidade do mercado.”