A Otovo, empresa fornecedora de energia solar para habitação, anunciou a contratação de Manuel Pina, até agora diretor-geral da Uber, para liderar as suas operações em Portugal. Em comunicado, a Otovo indica que vai entrar no mercado português para o próximo mês, descrevendo-se como o único fornecedor de energia solar residencial independente na Europa. Manuel Pina era diretor-geral da Uber desde 2020, pouco antes da pandemia que afetou muito a atividade da plataforma de transporte individual.

Uber aumenta preços a partir de 11 de março “para atrair mais motoristas e parceiros”

A plataforma Otovo foi criada na Noruega em 2016 e está atualmente presente na Suécia, França, Espanha, Polónia, Itália e Alemanha. Portugal é o oitavo país de expansão. A Otovo vai entrar num mercado cada vez mais competitivo onde várias elétricas fornecem soluções de residencial solar para auto-consumo e distribuição a terceiros, incluindo opções de financiamento. Este segmento deverá acelerar com o novo quadro legal para as comunidades de energia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Greenvolt lança empresa para juntar produtores e consumidores e baixar fatura elétrica

“A nossa entrada em Portugal foi uma decisão natural. É um país na vanguarda da transição energética, com mais de 300 dias de sol por ano, portanto um dos países da Europa que mais podem beneficiar da energia solar”, afirma em comunicado Andreas Thorsheim, CEO da Otovo. “Queremos ajudar Portugal a atingir o seu potencial energético solar”, acrescentando que o mercado solar residencial do país espera mais de 30.000 instalações em 2022, crescendo mais de 50% desde 2019.

A Otovo afirma ter acesso a mais de 500 empresas de instalação de painéis solares, tendo já permitido a mais de 11 mil famílias europeias a fazer a transição para a energia solar doméstica. A empresa está cotada na Euronext Grouth com uma capitalização bolsista de 350 milhões de euros.