A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu este domingo um inquérito para apurar os factos da ocorrência policial registada nesta madrugada, em Castelo Branco, da qual resultou um ferido com arma de fogo.

“A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu um inquérito para apuramento dos factos relacionados com a ocorrência policial verificada na madrugada do dia 04 de setembro, em Castelo Branco, da qual resultou um ferido com arma de fogo”, refere uma nota da IGAI enviada à agência Lusa.

Segundo o Comando Distrital de Castelo Branco, um agente da PSP alvejou a tiro um homem que se recusou a largar uma arma de fogo que empunhava e que alegadamente apontou na direção dos agentes, após uma perseguição policial.

Em comunicado, o Comando Distrital de Castelo Branco explica que o incidente ocorreu na madrugada, pelas 4 horas da manhã, após uma situação de desordem junto a um estabelecimento de diversão noturna, que envolveu vários cidadãos e após terem sido “efetuados disparos com arma de fogo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O texto acrescenta que após terem obtido informações de que os dois disparos “tinham sido executados” pelo ocupante da viatura em fuga, iniciou-se uma perseguição com um carro patrulha devidamente caracterizado.

“O condutor da viatura suspeita nunca acatou as ordens para imobilizar a mesma, emitidas pelos polícias que seguiam no carro patrulha, continuando a fugir em alta velocidade” e “só parou a viatura que conduzia junto ao bairro onde residia, chegando a embater numa viatura ali estacionada”.

Segundo a PSP, o condutor da viatura suspeita “saiu da mesma empunhando uma arma de fogo longa, não acatando as ordens repetidas dos polícias para largar a arma, apontando-a inequivocamente na direção dos polícias, ao mesmo tempo que os ameaçava matar”.

“Perante a ameaça em execução, com capacidade letal, um dos polícias procedeu ao recurso efetivo a arma de fogo contra o agressor, executando um disparo na sua direção, de forma a fazer cessar a ameaça atual e ilícita, atingindo o agressor na zona do tronco”, refere a nota.

As autoridades explicam ainda que devido ao alarido provocado pela situação “rapidamente familiares e amigos do suspeito se aproximaram do local, dificultando a ação policial para consumar a detenção do agressor, tendo alguns deles agredido os polícias com objetos contundentes”.

A polícia sublinha que acionou de imediato meios de socorro médico para o local, “mas os familiares e amigos do suspeito, contra todas as ordens dadas, conseguiram subtrair o agressor baleado à custódia policial, transportando-o para o Hospital da cidade antes que os meios de socorro chegassem ao local”.

Contudo, a arma usada foi apreendida, bem como três invólucros do calibre da mesma e o alegado agressor encontra-se detido e sob custódia policial no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, sob cuidados médicos e em situação estável.