Depois de uma viagem de mais de seis horas a partir do castelo de Balmoral, o caixão com o corpo de Isabel II, que morreu na passada quinta-feira aos 96 anos, chegou este domingo a Edimburgo para o início das cerimónias fúnebres. A urna vai ficar na capital escocesa até esta terça-feira à tarde, quando será transportada para o seu destino final, Londres.
Esta segunda-feira, as cerimónias decorreram na capital escocesa, onde o casal real esteve envolvido numa série de eventos políticos e religiosos em memória da Rainha. Antes disso, da parte da manhã, Carlos III discursou no Palácio de Westminster, onde recebeu as condolências dos presidentes da câmaras dos Lordes e dos Comuns.
Da parte da tarde, o Rei viajou para Edimburgo, onde acompanhou a transferência do caixão com o corpo de Isabel II do Palácio de Holyrood, a residência oficial dos monarcas britânicos na Escócia, para a Catedral de Santo Egídio, no centro histórico da capital. Os príncipes Ana, Eduardo e André participaram igualmente na procissão. Ao chegar à cidade, Carlos III recebeu as chaves de Edimburgo.
Na catedral, a família real assistiu a uma missa de ação de graças pela Rainha, em que participou a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, que leu uma passagem bíblica. A missa terminou pelas 16h30, com os membros da casa real a regressarem por essa hora ao Palácio de Holyrood. Depois de se reunir com Nicola Sturgeon, Carlos, acompanhado por Camila, esteve no parlamento escocês para receberem uma moção de condolências pela morte de Isabel II.
Às 19h47, Carlos III ocupou o seu lugar junto à urna da Rainha na Catedral de Santo Egídio para a Vigília dos Príncipes. Realizada pela primeira vez em 1936, quando Jorge V, avó de Isabel II, morreu, a vigília foi desde então realizada uma única vez, em 2002, por altura da morte da Rainha Mãe. Carlos foi um dos príncipes que ocupou um lugar na plataforma.
O filho mais velho e herdeiro de Isabel II permaneceu durante dez minutos junto ao caixão, de frente para entrada da catedral, enquanto os irmãos ocuparam os três outros cantos da plataforma onde a urna foi colocada. O público continuou a poder visitar a igreja enquanto a vigília decorria.
O que é que vai acontecer esta terça-feira?
Terminadas as cerimónias religiosas em Edimburgo, o caixão com o corpo de Isabel II vai permanecer no interior da Catedral de São Egídio, no centro histórico da cidade, para que o público possa prestar homenagem à Rainha. A igreja permanecerá aberta até às 15h desta terça-feira.
Esta terça-feira, o Rei e a Rainha Consorte vão viajar para Belfast, na Irlanda do Norte. O casal real será recebido no aeroporto pelo Lorde Tenente do Condado de Belfast, o ministro da Irlanda do Norte e o diretor-executivo do Aeroporto da Cidade de Belfast. A primeira paragem será o Castelo de Hillsborough, a residência oficial do governo da Irlanda do Norte, onde se encontra em exibição uma mostra sobre a relação de Isabel II com o país. O Rei irá depois reunir-se com o ministro da Irlanda do Norte e os diferentes líderes partidários.
Pelas 13h20, Carlos III receberá uma mensagem de condolências do porta-voz da assembleia, em nome do governo e do povo da Irlanda do Norte.
Depois de uma receção de curta duração no Castelo de Hillsborough, durante a qual o casal real terá oportunidade de conhecer representantes de várias áreas da vida na Irlanda do Norte, Carlos e Camila deslocar-se-ão à Catedral de Santa Ana, também em Belfast, para uma cerimónia religiosa, que contará com a presença da primeira-ministra britânica, Liz Truss, pelas 15h.
Antes de abandonarem Belfast, o Rei e Rainha Consorte darão um passeio pela zona da Praça dos Escritores.
Pelas 17h, o caixão com o corpo de Isabel II deixará a Catedral de Santo Egídio, acompanhado pela Princesa Ana, rumo ao Aeroporto de Edimburgo. O voo para Londres tem partida agendada para as 18h, devendo chegar às 18h55 à base aérea de Northolt. A urna chegará ao Palácio de Buckingham, em Londres, às 20h. Será recebido pelo Rei, a Rainha Consorte e outros membros da família real britânica. O funeral será na próxima segunda-feira.