O sismo com magnitude superior a 7 na escala de Ritcher que abalou esta segunda-feira a costa sudeste do México fez pelo menos um morto, informou o Presidente mexicano. Segundo Andrés Manuel Obrador, a vítima mortal morreu devido a queda de uma estrutura de um centro comercial em Manzanillo, no estado de Colima.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu pelas 19h05 (hora de Lisboa). Teve o seu epicentro a 37 quilómetros de Aquila, na fronteira dos estados mexicanos de Colima e Michoacán, a 15,1 quilómetros de profundidade. O abalo foi sentido com força na Cidade do México, fazendo soar os alarmes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O organismo informou que a magnitude foi de 7,6, inferior à divulgada pelo instituto que monitoriza a atividade sísmica no México. Segundo este, o abalo teve magnitude de 7,4 e ocorreu a 15 quilómetros de profundidade.

Até às 22h30, horas de Lisboa, o Serviço Sismológico Nacional do México contabilizou até 168 réplicas do terramoto, sendo que a que atingiu maior magnitude chegou aos 5.3.

O abalo ocorreu menos de uma hora após a realização uma simulação sísmica a nível nacional com o objetivo de identificar e analisar os riscos e vulnerabilidades, assim como contribuir para uma cultura de proteção. A data foi escolhida por se tratar do aniversário de dois grandes sismos que abalaram a Cidade do México e localidades vizinhas em 1985 e 2017.

O sismo de 1985, um dos mais devastadores da história mexicana, teve magnitude de 8 e terá tido o seu epicentro a 320 quilómetros da capital mexicana, em Michoacán, refere a Enciclopédia Britannica. Cerca de dez mil pessoas morreram e mais de 250 mil ficaram desalojadas.

O abalo de 19 de setembro de 2017, com magnitude de 7,1, provocou, de acordo com a Reuters, a morte de 350 pessoas. Este ocorreu apenas 12 dias depois de um outro de grande intensidade sismo, de 8,1.

Não há danos graves na Cidade do México. Governo de Michoacán ativou protocolos de segurança.

Andrés Manuel Obrador confirmou, depois de falar ao telefone com Claudia Sheinbaum, chefe do governo da Cidade do México, que não foram registados “danos graves” na capital mexicana.

O sismo foi sentido na Cidade do México e o governo convocou o comité de emergência, que contou com a participação de Claudia Sheinbaum e de Omar Garcia Harfuch, secretário da Segurança dos Cidadãos. No final do encontro, o secretário informou que não havia “novidades relevantes de momento”.

O governo regional de Michoacán informou no Twitter que foram ativados os protocolos de segurança na sequência do abalo e pediu calma à população. Posteriormente, o Presidente adiantou que só foram registados danos materiais na localidade de Coalcomán, na região de Michoacán, e nas zonas circundantes.

O governador do estado Oaxaca, localizado na mesma zona costeira, disse que os protocolos de proteção civil foram ativados para a região.