Os modelos produzidos pela Rolls-Royce são conhecidos por uma série interminável de atributos, mas nenhum deles aponta para um rapidez avassaladora ou um comportamento em curva de fazer crescer água na boca. Os seus trunfos oscilam entre o luxo e o requinte, passando pela qualidade dos materiais, acabamentos imaculados e um design ao qual o passar dos anos não parece fazer mossa. Daí que tenha causado alguma estranheza encontrar o novo modelo da Rolls a rodar a bom ritmo no circuito alemão de Nürburgring, onde tudo o que é desportivo vai ser afinado e registar o melhor tempo por volta, para assim bater a concorrência.
O modelo com que a marca britânica visitou o traçado germânico foi o Spectre, que ainda está em fase de desenvolvimento, para que tudo esteja perfeito quando for revelado ao público em finais de 2023. Trata-se de um coupé de dimensões generosas – a realidade é que não há modelos de dimensões pequenas ou médias no construtor inglês –, com apenas duas portas e uma traseira com uma inclinação suave, como se fosse a próxima geração do Wraith.
Rolls-Royce anuncia viragem histórica com Spectre já em 2023. Até 2030, só EV
O Spectre será o primeiro modelo 100% eléctrico da Rolls-Royce, sem contudo ter direito a uma plataforma específica para este tipo de tecnologias, para optimizar o rendimento e a eficiência. A base para o novo modelo é a Architecture of Luxury, a mesma que é utilizada como base nos Rolls-Royce Cullinan, Ghost e Phantom, todos eles com motores de combustão.
A passagem pelo Nürburgring está integrada num programa que a marca anuncia obrigar a percorrer 2,5 milhões de quilómetros, do frio de rachar ao calor tórrido, passando por pisos de terra, estradas degradadas e… autódromos. Isto porque nunca se sabe se o dono de um Rolls não se quer divertir a fazer de Fangio. E o facto de ser eléctrico também não é de estranhar, dado o construtor ter já avançado que, a partir de 2030, apenas produzirá carros movidos a electricidade.
O Spectre vai ser fabricado a partir do final do próximo ano, com dois motores eléctricos a totalizar 608 cv. Ainda está em fase de desenvolvimento, mas este não é o primeiro protótipo da Rolls-Royce a bateria. Basta recordar 2016, quando a marca surpreendeu com o Vision Next 100, conhecido internamente como 103 EX. E, se recuarmos um pouco mais, até 2011, o construtor britânico já tinha mostrado o 102 EX, um Phantom VII a bateria, com cerca de 400 cv e uma bateria de 70 kWh.