A ByteDance, a empresa que controla a aplicação de vídeos curtos TikTok, estará interessada em expandir globalmente o seu serviço de streaming de música. E, de acordo com fontes ouvidas pelo Wall Street Journal (WSJ), a empresa chinesa já terá começado a reunir com algumas editoras musicais para expandir o portefólio do Resso.

É este o nome do serviço de streaming de música da empresa, que por agora só está disponível nos mercados da Índia, Indonésia e Brasil. De acordo com o WSJ, haverá planos para fazer chegar este serviço a mais de uma dúzia de novos mercados. No entanto, os Estados Unidos estarão fora deste plano de expansão.

Com a chegada a novos mercados, a ByteDance poderia pôr o serviço a competir com outros players do setor, nomeadamente o Spotify. A empresa sueca tem a maior quota de mercado entre os serviços do género (em janeiro chegou aos 31%), competindo ainda com o Apple Music ou com o YouTube Music, detido pela Google.

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O jornal avança ainda que o plano de expansão da ByteDance para este serviço está fortemente alicerçado no TikTok. Ao longo dos últimos dois anos a aplicação tem tido uma forte influência na hora de criar sucessos musicais ou, em alguns casos, ir buscar músicas ao baú. A música “Heat Waves” dos Glass Animals passou semanas no top da Billboard com uma ajudinha do TikTok; já o tema “Dreams” dos Fleetwood Mac, de 1977, voltou às tendências devido a um vídeo que se tornou viral na aplicação.

O objetivo da empresa, segundo o WSJ, passará muito pela ideia de os utilizadores do TikTok poderem ficar a conhecer músicas novas e a subscrever o serviço de streaming diretamente a partir da rede social.

No entanto, para conseguir atrair mais pessoas, é necessário ter um catálogo mais alargado. À semelhança do que acontece no Spotify, também existem duas modalidades: uma gratuita, dependente de anúncios, e um modelo de subscrição pago. Segundo o WSJ, alguns executivos da indústria musical já terão alertado a ByteDance de que o número de utilizadores com subscrição é reduzido nos três mercados onde está presente, dificultando a rentabilidade desta ideia.

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Além disso, também o facto de a versão paga não ter funcionalidades distintas da versão gratuita, além de não ter anúncios, não estará a agradar. A Sony Music Group, a divisão da gigante nipónica dedicada à área da música, terá deixado cair o acordo com a ByteDance nos três mercados, o que reduziu o catálogo do serviço.

O Resso foi lançado em março de 2020 na Índia e, dias depois, chegou à Indonésia e Brasil. Na Indonésia, a empresa já experimentou diferentes tipos de modelos de negócio – um dos exemplos dados pelo WSJ é o de permitir ouvir música de forma gratuita após a visualização de alguns anúncios.

Embora o TikTok já tenha uma forte componente musical, os acordos estão feitos apenas para excertos de alguns segundos, obrigando a empresa a tentar negociar outros acordos para o serviço de streaming de música.

As ações do Spotify, empresa que é cotada em Wall Street, estão a recuar esta quinta-feira após a divulgação da notícia do Wall Street Journal. Na altura de escrita, os títulos do serviço criado por Daniel Ek recuavam 3,53% para 80,24 dólares.

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