O PSD realiza jornadas parlamentares na segunda e terça-feira, na Assembleia da República, centradas no Orçamento do Estado, e que terão entre os convidados o autarca de Lisboa Carlos Moedas e o socialista Álvaro Beleza.

“Estas jornadas procuram, por um lado, consolidar o posicionamento e as críticas do PSD face ao Orçamento do Estado e à política económica e social do Governo, mas também o que serão as nossas propostas em sede legislativa afirmando as oito prioridades que o PSD já anunciou”, explicou o líder parlamentar Joaquim Miranda Sarmento, em declarações aos jornalistas no parlamento sobre a iniciativa, que terá por lema “Acreditar em Portugal”.

Questionado sobre a presença do membro da Comissão Política do PS Álvaro Beleza nas jornadas do PSD, o líder parlamentar social-democrata considerou “uma honra” que tenha aceitado o convite, salientando que o objetivo das jornadas é também “alargar o PSD à sociedade civil”.

Álvaro Beleza é um destacadíssimo membro da sociedade civil. Nenhum dos intervenientes, com exceção do engenheiro Carlos Moedas, tem uma ligação direta ao PSD. O que queremos ouvir são opiniões de pessoas muito competentes nas respetivas áreas”, defendeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à presença de Carlos Moedas, que será o orador convidado no jantar do primeiro dia, Miranda Sarmento enquadrou-a numa lógica mais ampla de discussão da “governação pública”.

Apesar de o tema central ser o Orçamento do Estado, o Orçamento é a base para discutir a política económica e social do país, e o engenheiro Carlos Moedas, sendo presidente da maior Câmara do país e com experiência passada no Governo e como comissário europeu, é também uma voz muito importante e estruturada sobre o que deve ser a governação do país”, justificou.

Na segunda-feira, os trabalhos começam com intervenções do líder parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, e do secretário-geral Hugo Soares, seguindo-se uma sessão sobre “A evolução da economia portuguesa em 2023”, que terá como oradora Cristina Casalinho, que presidiu à Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida pública (IGCP) de 2014 a 2022.

A professora universitária Cláudia Reis Duarte fará a intervenção na segunda palestra, sobre política fiscal para o próximo ano.

O primeiro dia das jornadas fecha com um jantar-conferência, no parlamento, em que o orador convidado é o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e no qual marcará presença o presidente do PSD, Luís Montenegro.

O discurso de Moedas será aberto à comunicação social, que já não poderá assistir ao debate que se seguirá, um modelo idêntico ao das restantes sessões.

Na terça-feira, o convidado da primeira sessão é o presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), Álvaro Beleza, que falará sobre “A saúde no Orçamento de Estado”.

Segue-se uma intervenção do professor universitário Jorge Bravo sobre trabalho e segurança social no OE2023, antes do encerramento das jornadas, a cargo de Joaquim Miranda Sarmento e de Luís Montenegro.

O PSD já anunciou que votará contra a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano e apresentou, ainda antes de o Governo entregar o diploma no parlamento, oito prioridades que passam, entre outras, pela redução do IRS até ao sexto escalão, a fixação de uma taxa máxima neste imposto de 15% para jovens até 35 anos, a par da redução do IRC e do alargamento da oferta na área das creches e da saúde, através de contratualização com privados.

Estas serão as primeiras jornadas parlamentares dos sociais-democratas sob a liderança do partido de Luís Montenegro e da bancada de Joaquim Miranda Sarmento.

As últimas jornadas parlamentares do PSD realizaram-se em junho de 2021, em Portalegre, ainda com Rui Rio como presidente e Adão Silva como líder da bancada.