O Salão de Paris serviu para um primeiro contacto com o público do Scénic Vision, o concept que antecipa o Scénic eléctrico que vai chegar ao mercado em 2024. O monovolume que vai tentar disputar a clientela com os SUV da moda tem algumas cartas na manga, a começar pelo facto de não depender exclusivamente da energia armazenada na bateria para se deslocar.

A avaliar pelo protótipo, o Scénic que poderá ser adquirido dentro de dois anos combina a versatilidade interior de um monovolume com umas linhas exteriores que apelam aos amantes dos SUV mais civilizados –por serem mais aerodinâmicos, para incrementar a autonomia –, tradicionalmente denominados crossovers. Com um ar musculado, o Scénic é maior do que o Mégane E-Tech, anunciando um comprimento de 4,49 m e uma distância entre eixos de 2,835 m, o que deixa antever um habitáculo espaçoso.

Renault revela o futuro Scénic eléctrico (mas com uma carta na manga)

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Um pormenor curioso anunciado pela Renault prende-se com o peso do Scénic apontar para apenas 1700 kg, um valor baixo e que significa que os franceses jogaram aqui um dos seus trunfos. No caso é uma fuel cell a hidrogénio que produz a bordo a energia de que necessita, o que permite ao modelo gaulês recorrer a uma bateria mais pequena e mais leve do que seria normal, com apenas 40 kWh. Ainda assim, com a ajuda da célula de combustível a hidrogénio desenvolvida pela Hyvia, continua a garantir mais de 500 km de autonomia. A Renault vai mesmo ao ponto de prever que, em 2030, quando já existir uma rede de abastecimento eficiente de hidrogénio, o Scénic seja capaz de percorrer 800 km entre reabastecimentos de H2.

A plataforma CMF-EV da Aliança, que também é utilizada pelo Mégane E-Tech, estará ao serviço do futuro Scénic, apesar das suas maiores dimensões

O Scénic Vision é construído sobre a CMF-EV, a plataforma da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishique também é utilizada pelo Mégane E-Tech. Nas versões menos possantes, com apenas um motor, a unidade motriz está localizada à frente e fornece 218 cv.

Mais impressionante do que a potência é o aspecto clean e minimalista do habitáculo, visando diminuir a pegada de carbono do modelo. Isto explica que a Renault alegue que 70% dos materiais utilizados são reciclados e 95% são facilmente recicláveis. Como se isto não bastasse, 30% do plástico utilizado no Scénic é produzido a partir de biomateriais.