Depois de a tempestade Armand ter tomado conta, de quarta a sexta-feira passada, do estado meteorológico do país, chegou a depressão Béatrice e com ela o já esperado agravamento da situação atmosférica. Tanto assim é que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou aviso amarelo em 17 distritos do país, em vigor entre as 9 horas deste sábado, 22 de outubro, e as 18 horas de domingo, 23. 

Quando a tempestade Béatrice —nomeada pela espanhola Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) — acalmar, fica, no entanto, a chuva. É que, de acordo com o IPMA, a próxima semana vai ser marcada pela “continuação do tempo chuvoso, com precipitação bastante acima do normal”, sobretudo no Minho e Douro Litoral, explica em comunicado e nas redes sociais, alertando ainda para a “possibilidade de inundações urbanas em momentos de precipitação intensa.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Após uma terceira semana de outubro chuvosa, a última semana terá também precipitação bastante acima do normal. A previsão do total de precipitação na próxima semana indica como bastante provável valores superiores a 60 mm em grande parte das regiões Norte e Centro, em particular no Minho e Douro Litoral, onde poderão ser da ordem de 150 mm. A região Sul será menos afetada, prevendo-se valores semanais entre 20 mm a 50 mm“, avisa em comunicado.

O país vai manter-se “sob a influência de um fluxo do quadrante sul associado a um vasto sistema depressionário localizado no Atlântico Norte”. Como resultado, haverá “céu muito nublado, precipitação frequente e temperatura amena“, com os valores da temperatura máxima entre 20 °C e 25 °C em grande parte do território e a mínima entre 11 °C e 17 °C.

A tempestade passada — Armand — tinha sido nomeada pelo IPMA. Segundo este instituto, a nomeação é feita pelo país que identifica primeiro o fenómeno metereológico, que, de seguida, tem de consultar a lista de nomes já definidos para a temporada de 2022/2023 (e que alternam sempre entre masculino e feminino), alertando depois os restantes institutos europeus. No caso de Béatrice, foi Espanha a dar o alerta. Não se sabe quando serão as próximas tempestades, mas já são conhecidos todos os seus nomes até 1 de outubro de 2023: Cláudio, Denise, Efraín, Fien serão os próximos.