As últimas horas desta segunda-feira (horário de Portugal Continental) foram marcadas por um rumor: o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iria anunciar a candidatura à Casa Branca nas presidenciais de 2024 no último comício para as eleições intercalares que se realizam esta terça-feira, nos EUA.

No longo discurso em Ohio, Trump não divulgou qualquer pormenor concreto sobre a sua provável candidatura à Casa Branca, em 2024. No entanto, aproveitou o rally para dizer aos seus apoiantes que fará um “grande anúncio” na próxima terça-feira, dia 15, em Mar-o-Lago, na Flórida, esperando-se a oficialização da candidatura.

Algumas horas antes do discurso, a CNN começou a avançar que o republicano podia anunciar a sua terceira candidatura à Casa Branca em Ohio. Fontes do Partido Republicano adiantaram à agência Efe que essa hipótese era “mais do que um boato”, embora tenham pedido cautela. Um dos seus aliados, o congressista republicano Matt Gaetz, representante da Florida, alimentou essa hipótese durante o dia, salientando através da rede social Twitter que Trump devia avançar porque “merece todo o crédito” pela esperada vitória dos conservadores nas intercalares.

A média ponderada das sondagens realizadas pelo site FiveThirtyEight indica que os republicanos têm 55% de hipóteses de conquistar o poder no Senado e 84% de reconquistar a Câmara dos Representantes. “Trump devia anunciar [a recandidatura] hoje à noite. Os seus candidatos venceram as primárias. (…) Vamos ganhar MUITO”, sublinhou Gaetz no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, segundo o jornal Politico, muitos republicanos tinham pedido ao ex-presidente que esperasse pelas eleições, nas quais toda a Câmara dos Representantes e um terço do Senado serão renovados, assim como os governadores de 36 estados e três territórios. “Para que o nosso país seja bem-sucedido, seguro e glorioso, muito, muito, muito provavelmente farei isso de novo”, salientou o magnata republicano num comício em 4 de novembro em apoio ao senador Chuck Grassley.

Nesse comício, Trump voltou a insistir nas afirmações sem provas de que em 2020, o ano em que o democrata Joe Biden conquistou a Casa Branca, foi o verdadeiro vencedor.

Três dias depois, numa outra ação de campanha na Florida, em apoio ao senador Marco Rubio, voltou a deixar sinais de que pretende concorrer ao cargo em 2024, sem especificar a possível data. “Fiquem atentos”, referiu, simplesmente.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, evitou comentar esta terça-feira aquele que parecia ser o possível anúncio da candidatura. “Não é da nossa conta. O que o ex-presidente faz ou deixa de fazer não é algo em que estamos focados aqui”, realçou, em conferência de imprensa.

*Notícia atualizada às 03h18 de 8 de novembro de 2022 com o discurso de Trump em Ohio