A presença dos reis de Inglaterra, esta quarta-feira, onde foram recebidos pelas autoridades locais num evento ao ar livre, junto às portas da cidade, ficou marcado por um episódio inusitado. Carlos III e Camila caminhavam pela estrada em Micklegate Bar quando, do meio da multidão, foram atirados três ovos que não chegaram a atingir os monarcas. Um homem foi detido pela polícia, suspeito de ser o responsável pelo ataque, segundo conta o Guardian.
Pelo menos um dos ovos falhou o Rei por pouco, tendo caído no chão mesmo a seu lado. Carlos III olhou para o ovo desfeito, não se tendo manifestado. O casal foi depois apressado para continuar o seu caminho, mas nenhum dos dois reagiu ao ataque, mantendo o protocolo de cumprimentos.
No vídeo publicado pelo jornal britânico é possível ver polícias a deterem alguém atrás das barreiras de segurança. O homem terá vaiado os monarcas enquanto atirava os ovos e gritado “este país foi construído com o sangue de escravos” e “Carlos III não é o meu Rei”.
Uma nova estátua de Isabel II
A visita dos reis a Yorkshire incluía na agenda a apresentação de uma estátua da Rainha Isabel II em York. Trata-se da primeira estátua da anterior monarca a ser erguida desde a sua morte, no passado mês de setembro.
A obra foi, na verdade, concebida para celebrar o jubileu de platina da monarca, mas só ficou pronta em agosto. A revelação foi então agendada para setembro, mas acabou por ser adiada devido à morte da Rainha. A estátua tem dois metros de altura, pesa mais de uma tonelada e foi esculpida em pedra francesa. O autor é Richard Bossons e o design foi aprovado pela própria Isabel II.
“A falecida Rainha esteve sempre vigilante pelo bem do seu povo durante a sua vida. Agora a sua imagem vai tomar conta do que será a Praça Queen Elizabeth nos séculos vindouros”, disse o Rei na cerimónia desta quarta-feira, citado pelo Guardian.