O Macan será o próximo veículo eléctrico a lançar pela Porsche, SUV que vai conviver com as versões com motores de combustão, sendo que estas se baseiam no modelo actual, enquanto os eléctricos serão suportados pela plataforma PPE (Premium Platform Electric) do Grupo Volkswagen, desenvolvida pela Audi.

O lançamento do Macan apenas a bateria, inicialmente previsto para 2023, derrapou para 2024, em virtude das dificuldades que a Porsche enfrentou em matéria de software, desenvolvido pela Cariad da Volkswagen AG. Enquanto o modelo não aparece no mercado, começam a ser conhecidas algumas das características do SUV da Porsche, que é também o seu modelo mais vendido, à frente do Cayenne, com ambos a representar 56,8% das vendas.

O Macan EV será montado sobre a base do Audi Q6 e-tron, com ambos a recorrer a um sistema eléctrico a 800 volts, o que lhes permitirá recarregar com potências superiores, até aos 270 kW. E aceitar potências elevadas é ainda mais importante em modelos como o Macan, que vai montar packs de baterias com uma capacidade de até 100 kWh, se o construtor pretende recarregá-las tão rapidamente quanto possível, para que o condutor possa continuar a viagem sem maiores interrupções.

Independentemente de surgirem versões menos potentes e com apenas um motor instalado no eixo traseiro, o Macan EV mais possante montará dois motores, cuja soma atingirá 595 cv e um binário de 1000 Nm. Se associarmos esta potência a uma distribuição de peso pelos dois eixos próxima do ideal, com 48% à frente e 52% atrás, então há que esperar um comportamento eficaz do SUV da Porsche.

Ainda para optimizar a agilidade em curva, o Macan monta um sistema de quatro rodas direccionais, similar ao que a Renault instala a no Mégane e no Austral, com o eixo traseiro a usufruir de torque vectorial para agilizar o comportamento. Sobretudo as quatro rodas direccionais vão certamente contribuir para incrementar a capacidade de manobra, sobretudo no trânsito citadino, mas vão proporcionar também mais segurança (e eficiência) em piso escorregadio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR