O Rei de Inglaterra, Carlos III, celebra esta segunda-feira o seu 74.º aniversário — o primeiro enquanto monarca.

A propósito da efeméride, a Família Real britânica anunciou que Carlos III assumiu formalmente o cargo simbólico de “Park Ranger” do Grande Parque de Windsor, um enorme parque florestal com mais de 2 mil hectares que é propriedade privada da Família Real.

Segundo uma mensagem difundida pela Família Real britânica através do Instagram, Carlos III assumiu o cargo “setenta anos depois de o seu pai, Sua Majestade o Duque de Edimburgo, ter sido nomeado para o lugar”.

“O ‘Ranger’ do Grande Parque dá supervisão e orientações ao vice-‘ranger’ e à sua equipa na manutenção diária de uma das propriedades mais antigas do país”, informou a Família Real.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A história do cargo pode ser traçada até 1559, quando o Sir Henry Neville foi nomeado durante o reinado da Rainha Isabel I. Ao longo dos últimos 460 anos, o lugar foi habitualmente ocupado pelo soberano ou por membros da Família Real, incluindo o pai e o avô do Rei”, diz ainda a Casa Real.

O príncipe Filipe, marido da Rainha Isabel II, foi o “Ranger” que esteve mais tempo em funções: desde 1952 até à sua morte, em 2021.

O aniversário de Carlos III foi ainda assinalado com a divulgação de um retrato do monarca, encostado a uma árvore, no parque que agora vai supervisionar.

Aniversário assinalado com salvas de tiros

De acordo com a BBC, não há compromissos públicos na agenda oficial de Carlos III para esta segunda-feira, devendo o monarca passar o seu dia de aniversário em privado com a família.

Contudo, ainda não se sabe se Carlos III vai seguir a tradição da Família Real britânica de realizar um “aniversário oficial” no verão.

A BBC explica que esta é uma tradição que remonta ao século XVIII: todos os monarcas que não fazem anos no verão realizam uma segunda celebração pública nessa altura do ano.

A título de exemplo, a Rainha Isabel II, que fazia anos a 21 de abril, celebrava o “aniversário oficial” numa cerimónia com uma parada militar que era sempre agendada para um sábado em meados de junho.

Desta vez, embora não se saiba ainda se Carlos III vai seguir a tradição anterior, já se sabe que vai haver algumas demonstrações de celebração em Londres: na cerimónia do render da guarda, a banda da cavalaria real vai tocar os parabéns; mais tarde, o Rei será homenageado com salvas de tiros.